Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

Processo Seletivo Unificado para Residência em Área Profissional da Saúde – 2019, clique aqui.

…..

As residências multiprofissionais e em áreas profissionais da saúde constituem modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinado às profissões da saúde (Resolução nº. 287/98 CNS), excetuada a médica (possui legislação específica).

Voltada para a educação em serviço, a residência é desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, sendo essa carga horária dividida em 80% prática e 20% teórico-prática, com duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses.

O Estado da Bahia tem investido na Residência Multiprofissional ou em Área Profissional de Saúde, implementando um modelo de gestão participativa, além de financiar bolsas para residentes, que viabiliza a ampliação da oferta de vagas visando atender às necessidades locorregionais e seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Orientados pela legislação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, na Bahia existem hoje  19 (dezenove) programas de residência multiprofissional ou em área profissional de saúde, contando com 08 (oito) Comissões de Residência Multiprofissional em Saúde – COREMU e 01 (uma) Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde – CEREMAPS (criada através da Resolução CIB nº 054/2009) além de contar com a colaboração do Coletivo Baiano de Residentes.

Para ingressar nos programas de residências multiprofissionais e em Áreas profissionais de saúde é preciso que o candidato tenha concluído o curso de graduação em área da saúde contemplada no programa ao qual deseja ingressar e participar do processo seletivo unificado, cujo edital é divulgado neste site e no site da CONSULTEC a partir de outubro.

Tel.: 71 3116-5329
E-mail: ceremaps.ba@gmail.com