Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde – CIET

A CIET/EESP, que surge no ano de 2008 pela necessidade de integrar a educação e trabalho na Saúde no estado da Bahia, atua no desenvolvimento de estratégias voltadas para o estabelecimento de novas relações de compromisso e responsabilidade social entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da interseção entre o trabalho e a educação, tendo como principal finalidade desenvolver ações de qualificação e reordenação da formação dos futuros profissionais do Sistema Único de Saúde.

A parceria com gestores públicos, Instituições de Ensino Superior e Estabelecimentos de Saúde do Estado tem permitido à CIET/EESP viabilizar a transformação da formação em saúde, a partir das atividades cotidianas, da troca de experiências e dos conhecimentos produzidos e acumulados no ambiente de trabalho, estimulando, através da prática, um processo rico de aprendizagem para o trabalho no SUS.

Competências

Participar da construção da Política de Educação na Saúde, no que se refere à graduação em saúde no estado.
Participar da elaboração e execução das estratégias para integração educação e trabalho junto às instituições formadoras, unidades de serviços e outras instâncias, em conformidade com as diretrizes do SUS-BA.
Incentivar os processos de mudanças nos perfis profissionais, nas práticas e modelos de atenção e gestão no âmbito do SUS-BA.
Participar da formulação e implementação da política de Regulação das Práticas de Educação e Trabalho na rede assistencial (estágios obrigatórios) na rede SESAB, junto às IES e ES, com o objetivo de regular, acompanhar e avaliar sistematicamente convênios, contratos e termos de compromisso, bem como as atividades práticas e os estágios.

Eixos Estratégicos

Estágios obrigatórios na Rede SESAB
Estágios não obrigatórios na Rede SESAB – CotidianoSUS
Estágio de Vivências no SUS Bahia – EVSUS-BA