Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Últimas Notícias

Saúde e Espiritualidade foi tema do I Círculo de Cultura da EESP

E-mail Imprimir PDF

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Superintendência de Recursos Humanos (Superh) e Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), realizou na manhã desta quarta-feira (8), o I Círculo de Cultura, com o tema ‘Saúde e Espiritualidade’, na Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS). O evento reuniu 85 pessoas, entre estudantes universitários, profissionais da área de saúde e integrantes de movimentos sociais.

O I Círculo de Cultura contou com palestras de  André Luiz Peixinho, Professor Titular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Valdina Pinto, porta-voz das religiões de matriz africana e dos direitos das mulheres e da população negra, e Lívia Vaz, promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem)

O tema 'Saúde e Espiritualidade' vem ganhando força em decorrência da relação que se estabelece entre saúde e espiritualidade, o aumento de publicações e produções científicas que ratificam a influência da espiritualidade sobre a saúde humana e a necessidade de inclusão deste assunto nos currículos e nas práticas dos profissionais de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde da Bahia.

Círculo de Cultura
O objetivo é que duas vezes ao mês sejam promovidas rodas de discussão baseadas em assuntos pertinentes à área da saúde e contextualizados com a nossa sociedade, com a participação de especialistas nos temas propostos, além de realizar uma atividade em que todos os participantes ensinem e aprendam, ao mesmo tempo. No círculo, todos se vêem e tem a palavra. As falas, conversas e discussões ocorrem e buscam, coletivamente, ler e escrever o mundo, em uma dinâmica colaborativa de construção do conhecimento. Os encontros acontecem em conformidade com a proposição de Paulo Freire, em que a sala de aula é substituída por uma vivência mais participativa, com ênfase no diálogo.

Fonte: EESP
/eesp/I círculo

 

EADSUS