Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Portal EAD

O Portal EAD SUS-BA, implementado nos últimos quatro anos na SESAB, permitiu incorporar a modalidade de educação a distância (EAD) aos processos de qualificação dos profissionais do SUS-BA.
A inserção da modalidade EAD aos processos de educação permanente pode ser vislumbrada como mais uma decisão implicada com o desafio de constituir indivíduos e coletividades ética e politicamente engajados com a construção do SUS. Através da EAD, almeja-se a capilarização da educação permanente de profissionais do SUS, tanto àqueles atuantes no âmbito da atenção à saúde, quanto àqueles condutores da gestão dos sistemas loco-regionais, o que tem exigido a adoção de um conjunto de ações articuladas para assegurar a sua viabilidade, sustentabilidade e qualidade.

Se, por um lado, as tecnologias revolucionaram nossa capacidade de pensar os processos educativos e abriu espaço de acesso à informação e ao conhecimento, por outro, diversificaram os espaços educativos abertos, sem paredes, possibilitando que a educação a distância seja compreendida como alternativa para repensar o processo de construção e apropriação dos saberes. Quando a tecnologia é bem utilizada transforma realidades. Por isso, estimular a educação a distância é possibilitar a busca pelo desenvolvimento da cidadania e o acesso ao saber historicamente acumulado.

Com o Portal EAD SUS-BA pretende-se construir um canal de comunicação, informação, interação e difusão do conhecimento técnico-científico em saúde. Deste modo, o Portal reúne informações sobre cursos e redes virtuais de aprendizagem, agenda, notícias, além de recursos como links de acesso ao Sistema de Bibliotecas da SESAB, à Revista Baiana de Saúde Pública, Midiateca (textos, áudio, vídeo e transmissão online) e banco de cadastro de docentes e tutores.

EADSUS