Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS
English Spanish

Revista Baiana de Saúde Pública

E-mail Imprimir PDF

A Revista Baiana de Saúde Pública (RBSP), publicação periódica institucional da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), criada em 1974, pela Portaria Nº 210, como órgão da SESAB, é um importante veículo de divulgação da produção técnico-científica na Bahia e no Nordeste para o setor da saúde.

A missão precípua desse periódico é publicar contribuições sobre aspectos relacionados aos problemas de saúde da população, sobre a organização dos serviços e sistemas de saúde e áreas correlatas.

A RBSP circula por todos os estados do Brasil, países latino-americanos e da Europa. Em sua constituição, conta com um Conselho Editorial formado por pessoas de diversas instituições de ensino do Brasil, da América Latina e da própria instituição SESAB.

Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), nos últimos anos vem desenvolvendo um trabalho voltado para consolidar a revista no cenário nacional, além de ampliar sua indexação e torná-la disponível nos principais portais de periódicos.

A Revista Baiana de Saúde Pública foi selecionada para integrar a base de dados LILACS através do sistema LILACS-Express, por cumprir com critérios que refletem parâmetros de qualidade científica, de normatização e regularidade de publicação, com tiragem de mil e duzentos exemplares. A RBSP iniciou a indexação dos seus artigos nesta ferramenta desde o v. 33, n. 1, 2009.

No momento, a revista se prepara para a construção do formato eletrônico . A utilização do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um modelo gerencial de revistas científicas desejado pelo conselho editorial da RBSP, que contribuirá para o gerenciamento de todas as etapas do processo: submissão do manuscrito científico, avaliação, aprovação e /ou recusa para publicação e divulgação.

As vantagens dessa ferramenta dizem respeito aos custos com editoração, impressão e distribuição, adota o protocolo OAI, ou seja, o arquivamento digital/ preservação digital e a visibilidade do periódico, que contribuirá de forma eficaz para a manutenção deste.

A RBSP aceita para publicação materiais nas modalidades de: artigos originais, artigos de revisão, conferências, comunicações, relatos técnicos, relatos de caso/experiência, resenhas bibliográficas, comunicações, ensaios, resumos de dissertação e de tese e carta ao editor. Acesse a versão eletrônica da revista. A RBSP aceita para publicação materiais nas modalidades de:

Artigos Temáticos

Revisão crítica ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre um assunto em pauta, definido pelo Conselho Editorial. (10 a 20 laudas).

Artigos originais de temas livres

  • Pesquisa: artigos apresentando resultados finais de pesquisas científicas (10 a 20 laudas).
  • Ensaios: artigos com análise crítica sobre um tema específico (5 a 8 laudas).
  • Revisão: artigos com revisão crítica de literatura sobre tema específico, solicitados pelos editores (8 a 15 laudas).

Comunicações

Informes de pesquisas em andamento, programas e relatórios técnicos (5 a 8 laudas).

Teses e dissertações

Resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado/livre docência defendidas e aprovadas em universidades brasileiras (máximo 2 laudas). Os resumos devem ser encaminhados em português, inglês e espanhol, com o título oficial da tese, dia e local da defesa, nome do orientador e local disponível para consulta.

Resenha de livros

Livros publicados sobre temas de interesse, solicitados pelos editores (1 a 4 laudas).

Relato de experiências

Apresentando experiências inovadoras (8 a 10 laudas).

Carta ao editor

Comentários sobre o material publicado (2 laudas).

Documentos

Documentos de órgãos oficiais sobre temas relevantes (8 a 10 laudas).

 

EADSUS