Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia – Saftec

A Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (Saftec) implementa políticas públicas relacionadas à Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde. A Saftec trabalha com duas linhas de ações: atenção à saúde com eqüidade e integralidade (Assistência Farmacêutica) e infra-estrutura da gestão e dos serviços do SUS (expansão e melhoria da infra-estrutura administrativa dos serviços do SUS-Ba).

A Safttec visa garantir à população baiana o acesso qualificado a medicamentos essenciais em todos os níveis de atenção à saúde, promovendo o seu uso racional, o atendimento humanizado nos serviços farmacêuticos, o desenvolvimento da cadeia produtiva e a indústria farmacêutica pública local.

E para definir e implementar políticas de saúde, a Saftec também assessora as unidades de saúde da rede estadual, municípios e entidades filantrópicas na área de produtos médicos estratégicos. Já no âmbito das ações de melhoria da infra-estrutura, a Superintendência auxilia as unidades de saúde para a melhoria e do acesso às ações e serviços; como também, coordena o processo de licenciamento ambiental nas unidades da rede própria e o plano de gerenciamento de resíduos de saúde (PGRSS), nas unidades sob gestão estadual.

Para definir critérios de organização e estruturação de seus serviços farmacêuticos na rede própria estadual, avaliar e participar da elaboração de projetos, a Saftec utiliza de sua estrutura de diretorias: Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DASF), e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (DITEC).