Eventos /

Lançamento do serviço de Telediagnóstico

Data de início: 06/11/2017
Horário: 00:00 até 00:00
Data de término:
Cidade: Vitória da Conquista

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Núcleo Telessaúde Bahia, passa a implementar a Oferta Nacional de Telediagnóstico com o objetivo de facilitar a realização de exames de eletrocardiograma (ECG) e a disponibilidade de laudos a distância no âmbito da Atenção Básica (AB). A Bahia será o segundo estado do Brasil a fazer parte da oferta nacional do Ministério da Saúde, sendo a região Sudoeste escolhida para primeira fase de implantação, seguida pelas regiões Centro-Leste, Extremo Sul e demais regiões do estado. O evento de lançamento aconteceu nesta segunda-feira (6), em Vitória da Conquista.

O Telediagnóstico em cardiologia amplia o acompanhamento do usuário AB com cardiopatias e qualificação, encaminhamento por meio da Plataforma Nacional, e conta com as parcerias do Centro de Telessaúde Minas Gerais – UFMG, Telessaude – RN – UFRN, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Mais de 80 pessoas participaram do evento, entre prefeitos, secretários de saúde e profissionais da região Sudoeste, além de representantes do Ministério da Saúde, Estado, COSEMS, UPB e das instituições parceiras. Durante a tarde, os profissionais de saúde dos municípios realizaram treinamento na Plataforma Nacional de Telediagnóstico. O desdobramento desta oferta representa economia para o SUS, e principalmente qualidade de vida para o usuário, uma vez que os resultados dos exames de ECG serão disponibilizados em no máximo 3 horas.