Eventos /

Data de término: 25/10/2019
Horário: 08:30 até 17:00
Cidade: Ilhéus
Local: Hotel Praia do Sol - Av. Tancredo Neves, 139 - São Francisco - Ilhéus - Bahia

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia – DIVEP/SUVISA/SESAB, em articulação com o Núcleo Regional de Saúde Sul e Coordenação Geral das Arboviroses – CGARB/SVS/MS, está realizando a Oficina sobre vigilância, prevenção e controle da Febre Amarela. O evento teve início nessa quarta-feira, dia 23 de outubro, e vai até amanhã, sexta-feira, dia 25 de outubro de 2019, na cidade de Ilhéus, Bahia.

Nas duas últimas décadas, foram registradas transmissões de Febre Amarela além dos limites da área considerada endêmica (região amazônica). No período 2016-2018, o vírus amarílico alcançou grandes regiões metropolitanas do sudeste do país, áreas densamente povoadas, com populações não vacinadas e infestadas por Aedes aegypti. No período de sazonalidade 2018-2019, o vírus persistiu na região Sudeste, demonstrando a manutenção da transmissão viral e potencial de dispersão para a região Sul, bem como, para região Nordeste (via corredores ecológicos da Mata Atlântica). Diante do cenário atual da Febre Amarela (FA) no Brasil, faz-se necessário capacitar/atualizar profissionais de saúde que atuam em regiões com maior risco de casos, surtos e/ou epidemias, com emprego dos protocolos e estratégias atuais de vigilância e resposta às emergências em saúde pública, durante o período sazonal da FA 2019/2020.

Objetivo

Ampliar a sensibilidade do sistema de vigilância na detecção precoce da circulação do vírus amarílico na Bahia, possibilitando a predição do risco, a prevenção e controle de casos autóctones de Febre Amarela.

Público-alvo

Profissionais das Regionais de Saúde e municípios prioritários que atuam na vigilância epidemiológica das arboviroses e/ou na vigilância de epizootias e vigilância de vetores relacionada à vigilância da Febre Amarela.

Resultados Esperados

1. Atualização e capacitação das equipes estaduais da região Nordeste, das regionais de saúde e de municípios prioritários da Bahia, quanto as ações de vigilância epidemiológica e imunização, de vigilância de primatas não humanos e epizootias, além da entomologia e controle vetorial aplicados à Febre Amarela;

2. Maior e melhor integração entre os diferentes setores atuantes na vigilância e resposta, com fluxo ordenado e integrado como preparação para monitoramento sazonal da FA 2019/2020, conforme protocolos de vigilância e contingência;

3. Preparação para elaboração de análises de situação de saúde e preparação para comunicação de risco, de modo padronizado, sistemático e reprodutível em nível regional e local, integrados ao sistema nacional de vigilância epidemiológica da FA;

4. Técnicos atualizados, treinados e capacitados para a vigilância, monitoramento e resposta, com base em métodos e critérios atualizados para a avaliação de risco e cenários para priorização das ações durante transmissão de Febre Amarela silvestre;

Maior capacidade para vigilância, detecção e respostas integradas, na vigilância da Febre Amarela, durante período sazonal 2019/2020.

Data: 23 a 25 de outubro

Local: Hotel Praia do Sol – Ilhéus – Bahia