Eventos /

Palestra: “Câncer de Próstata: a gente precisa tocar neste assunto”

Data de início: 10/11/2017
Horário: 00:00 até 00:00
Data de término:
Cidade: Feira de Santana
Local: Hospital Geral Clériston Andrade

Com o objetivo de alertar os homens sobre a importância de realizar exames que diagnosticam o câncer de próstata, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realizou na manhã de hoje (10), a palestra “Câncer de Próstata: a gente precisa tocar nesse assunto”, com o urologista Rodrigo Serapião.

De acordo com Rodrigo Serapião, a incidência do câncer de próstata ainda é alta. “Precisamos aprender a tratar as doenças, porque elas sempre vão aparecer. Um a cada seis homens adquiri esse câncer. Os exames são importantes para diagnosticar precocemente, aumentando as chances de cura”, ressalta.

Segundo o especialista, em mais de 90% dos casos, o tumor nasce na borda inferior da próstata e demanda um tempo para que ele chegue ao canal e manifeste sintomas. “Por isso, o exame do toque retal é importante, através dele conseguimos visualizar possíveis alterações no tamanho, consistência, nódulos e dor, por exemplo”, explica.

“Existem alguns indicadores importantes de pessoas que tendem a desenvolver o tumor prostático, como a idade (acima de 50 anos), a hereditariedade (as chances aumentam quando alguém da família já desenvolveu a doença) e a etnia, pois afrodescendentes tem maior possibilidade de desenvolver o câncer”, informa.

Para o tratamento, o urologista ressalta que a cirurgia tem uma capacidade altíssima de cura, mas tem que ser empregada com muito cuidado. “A gente precisa conversar com o paciente e discutir as opções de tratamento para cada caso, antigamente nós só tínhamos a radioterapia e a cirurgia, hoje as opções foram ampliadas e isso tem que ser conversado”, pontua.

Endereço

Av. Eduardo Fróes da Mota, s/n - 35º BI, Feira de Santana - BA, 44094-000