Eventos /

Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama – Quijingue, Queimadas e Nordestina

Data de início: 12/12/2017
Horário: 07:00 até 18:00
Data de término:
Cidade: Quijingue, Queimadas e Nordestina

Mais cinco municípios da Região de Serrinha recebem, a partir do dia 9 de dezembro (sábado), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa do Governo do Estado, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com o objetivo de detectar precocemente, casos de câncer de mama com a realização de exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. Desta vez, o público alvo está nos municípios de Quijingue, Queimadas, Nordestina, Araci e Monte Santo.

O Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Em Quijingue, a unidade móvel estará estacionada de 9 a 21 de dezembro, na Avenida São João, na Secretaria Municipal de Saúde. No município, 1.582 poderão realizar o exame de mamografia.

Em Queimadas, 880 mulheres estão dentro da faixa para a realização do exame. A unidade móvel ficará estacionada na Praça da Bandeira, em frente à Câmara de Vereadores, no período de 11 a 22 de dezembro.

Em Nordestina, o atendimento será do dia 11 ao dia 18 de dezembro. A unidade móvel ficará na Academia de Saúde, na Praça Custódia Amambahy e, 660 mulheres poderão fazer o exame.

Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.