Palestras, caminhadas, capacitação e mutirões de limpeza estão entre as ações programadas para a semana nacional de mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti (vetor de transmissão das arboviroses), que ocorrerá entre os dias 26 a 30 de novembro. Neste ano foram registrados 8.760 casos suspeitos de Dengue, 4.080 de Chikungunya e 1.296 casos suspeitos de Zika.
No dia D, que será 30 de novembro, ocorrerão ações simultâneas em todas as capitais do país a partir de articulação com prefeituras, governos estaduais e população, com visitas em residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes.
Além disso, serão realizados mutirões de limpeza, com atividades de vistoria e remoções de focos do vetor nas residências, juntamente com caminhadas de conscientização e distribuição de materiais informativos.
Este ano, as vistorias também ocorrerão nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e em todo o Centro Administrativo. Nos órgãos com atendimento ao público, os atendentes poderão sensibilizar e orientar durante os atendimentos.
Cronograma das ações:
Novembro:
26/27/28 e 29 – Vistoria nos órgãos e entidades públicas do Centro Administrativo da Bahia(CAB)
26 – Encontros de capacitação para os agentes de endemias responsáveis pelo controle vetorial no CAB, além da apresentação e implementação do Aplicativo SIGELU (aedes.sigelu.com).
28 e 29 – roda de Conversa nas Escolas Estaduais com profissionais da Divep.
Apresentação do aplicativo AedesPlay, desenvolvido por estudantes para mapear focos do Aedes.
Mobilização da comunidade com carro de som e caminhada nas proximidades da escola, além da distribuição de material educativo sobre o combate ao mosquito Aedes.
30 – Mesa-redonda com especialistas sobre os aspectos clínicos, impacto do saneamento e controle vetorial nas arboviroses.
Lançamento da 1ª Edição do “Boletim Zoonoses no CAB”, que terá divulgação mensal dos dados de infestação do Aedes identificados nas unidades prediais e áreas comuns do CAB.