Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

HEC oferece vacinação contra febre amarela e influenza para colaboradores e médicos

E-mail Imprimir PDF

O Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), através do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), está ofertando, desde ontem à tarde (17), vacinação contra febre amarela e influenza para seus colaboradores e médicos. A ação será concluída no final da tarde desta terça-feira (18).

Apesar de nenhum caso de febre amarela ter sido notificado em Feira de Santana, o município é considerado uma zona epidêmica de risco e, por isso, a equipe do SESMT do HEC resolveu adotar tal medida profilática de vacinação. A enfermeira do Trabalho, Dayane Leal, explica que a febre amarela é uma doença infecciosa grave e faz-se necessário, por esse motivo, se prevenir.

“A vacina contra febre amarela faz parte do Programa de Controle Médico do HEC e é essencial na saúde do adulto, além de integrar o calendário de vacinação deste grupo. Ademais, resolvemos aproveitar as campanhas nacionais de vacinação e ofertar para nossos colaboradores a fim de imunizá-los e protegê-los contra esta doença”, explica a enfermeira.

Dayane Leal ressalta que a vacina contra a influenza também integra o programa e que, com a proximidade do inverno, é comum as pessoas ficarem mais gripadas. “Por esse motivo, resolvemos também imunizar nossos colaboradores contra a gripe, pois quanto mais frio é o inverno, mais comum costuma ser o surto da doença. Além disso, o trabalhador de saúde está entre os grupos prioritários de acordo com recomendações do Ministério da Saúde”, afirma.

O analista de suporte do setor de Tecnologia da Informação, Judivan Rocha, considera esta ação da unidade hospitalar muito importante. "Nós, que trabalhamos em uma unidade de saúde, precisamos estar protegidos contra diversas doenças, dentre elas a influenza e a febre amarela. Parabenizo a unidade, em especial o SESMT, pela iniciativa", declara.

Febre amarela – Esta doença é causada por vírus e transmitida por vetores e, normalmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas - ou apresenta os mesmos de forma branda. As primeiras manifestações da doença são repentinas, com febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Já a forma mais grave é rara e nela podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

 

P.M. DRT/BA - 3784