Hemoba coleta sangue durante o Carnaval para garantir estoque | Sesab
Notícias /

Hemoba coleta sangue durante o Carnaval para garantir estoque

12/02/2018 17:42

Até às 16 horas de hoje (12) foram realizados 60 atendimentos relacionados ao carnaval nas unidades de pronto-atendimento da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o maior número de notificações relacionado a agressão física, com 31 registros.

A unidade com maior número de ocorrências foi o Hospital Geral do Estado (HGE), com 47 notificações, a maioria relacionada a agressão física. Em seguida, vieram os hospitais Ernesto Simões Filho (cinco), Eládio Lasserre (5), Hospital do Subúrbio (dois) e a Unidade de Emergência de Pirajá (um).

Para garantir atendimento à população até o último da festa momesca, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ampliou os plantões nos hospitais e unidades de emergência, assim como de técnicos da assistência e administrativos de diversas áreas, ultrapassando 800 plantões, além de realizar ações no circuito da folia, a exemplo dos estandes de testagem rápida. Ao todo, as ações da Sesab contaram com investimento da ordem de R$1,4 milhão.

Testes rápidos para detecção de IST

Em três dias de funcionamento, os três postos de testagem rápida, localizados na capital (02) e em Porto Seguro (01) realizaram 3.392 testes. Destes, 55 positivos para Sífilis; 14 casos positivos para HIV; dois para hepatite B e dois para hepatite C.

Na capital, os postos de testagem para infecções sexualmente transmissíveis funcionam em Ondina, na Avenida Adhemar de Barros, e outro na Barra, na Avenida Centenário. Já em Porto Seguro, o posto está instalado na Passarela do Descobrimento. Os três serviços, além dos testes, realizam aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos. O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeiro, bioquímico e psicólogo. Os postos funcionam das 17h às 01h.

Em apenas 20 minutos e com algumas gotinhas de sangue, retiradas de uma furadinha no dedo, é possível detectar infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV/Aids, sífilis, além das hepatites virais.

Corregedoria

Para garantir o cumprimento das escalas dos plantões, a corregedoria da Sesab está fazendo vistorias nas unidades do estado. No dia de ontem, foram feitas 18 visitas às unidades de saúde da rede estadual, e feitas 355 inspeções a profissionais. Houve notificações a 21 profissionais e cinco unidades de saúde.

Desde o primeiro dia de Carnaval, quinta-feira, até a manhã de hoje, a Corregedoria da Sesab realizou 55 inspeções, com 1.429 servidores inspecionados. Foram notificados 119 profissionais, por não comparecerem ao plantão ou realizarem troca sem aviso prévio. Também foram feitas 16 notificações às unidades, por não obedecerem normas da Corregedoria.

Foram visitadas as seguintes unidades: hospitais Geral do Estado, Roberto Santos, Menandro de Faria e Ernesto Simões Filho; Unidades de Emergência do Curuzu, Cajazeiras e Pirajá; Hemoba e Central Estadual de Regulação.

HEMOBA

Com o slogan “Pro Carnaval ser só alegria, só com muita solidariedade”, a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para captação de bolsas de sangue para o Carnaval de 2018 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. A Hemoba recebeu, entre a última quinta-feira e sábado, um total de 258 candidatos à doação de sangue. Destes, 202 foram considerados aptos e efetivaram a doação. Ontem, domingo, não houve atendimento na unidade.

Hoje, até 16 horas, foram atendidos na unidade 57 candidatos à doação e foram coletadas 51 bolsas de sangue. Amanhã, terça-feira, o funcionamento será das 7h30 às 18h30 e na quarta-feira de cinzas, o atendimento será iniciado 13 horas.

Violência contra a mulher

Espaço para a mulher ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual, o Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, prestou assistência a quatro vítimas, entre os dias 8 (quinta-feira) e hoje. O serviço atende integralmente mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual.

Composto por equipe multiprofissional, o serviço é formado por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, com funcionamento nas 24horas, todos os dias da semana, incluindo finais de semana, carnaval, feriados e demais datas comemorativas.

Ascom/Sesab
Carnaval/dia12

Notícias relacionadas