Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Últimas Notícias

Hemoba divulga alterações no horário de atendimento durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida

E-mail Imprimir PDF

Em função do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) não funcionam nesta quinta-feira (12). Confira abaixo como será a programação para os demais dias da semana.

Capital

Na sexta-feira (13), as unidades do Hospital do Subúrbio, Sac Cajazeiras e o hemocentro coordenador, em Salvador, voltam a funcionar em seus horários habituais. No sábado (14) o hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE (Hospital Geral do Estado), funciona das 7h30 às 12h30.

Interior

As unidades abaixo atendem os candidatos à doação de sangue e os interessados em realizar cadastro de medula óssea, na sexta-feira (13):

  • Feira de Santana
  • Guanambi
  • Irecê
  • Itaberaba
  • Juazeiro
  • Paulo Afonso
  • Santo Antônio
  • Seabra
  • Teixeira de Freitas
  • Vitória da Conquista

Para obter mais informações sobre os endereços e contatos das unidades, clique aqui.

Unidades Móveis – Hemóveis

Os Hemóveis realizam atendimentos aos candidatos interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea na capital e no interior do estado. Em Salvador, o serviço fica disponível no Largo São Domingos de Gusmão, na Baixa do Fiscal, no sábado (14), das 8h às 17h. Uma outra unidade segue para o município de Capim Grosso e presta atendimento na Praça Nove de Maio, nos dias 14 e 15 de outubro (sábado e domingo), das 8h às 17h.

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 8h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Mais informações também podem ser acessadas através das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Ascom/Hemoba