Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

O que é ?

E-mail Imprimir PDF

Com o objetivo de facilitar o acesso à doação de sangue e ao cadastro para doação de medula óssea, a Fundação Hemoba disponibiliza para a sociedade o serviço de Coleta Externa.

Serviços da Coleta externa

  • Coleta de bolsa de sangue + Cadastro de candidatos à doação de medula óssea
  • Cadastro de candidatos à doação de medula óssea
  • Coleta de bolsa de sangue

Entenda como funciona

O Setor de Captação de Doadores da Hemoba é responsável pelo roteiro de coletas externas. A solicitação do serviço é simples e pode ser feita por qualquer segmento da sociedade, como por exemplo, empresas, igrejas, unidades de saúde, universidades e associações.

O primeiro passo é encaminhar um e-mail formalizando o pedido de coleta externa, que deverá ser feito com no mínimo 90 dias de antecedência.

Para que a Coleta Externa aconteça, é preciso que ocorra um estudo de viabilidade por parte da equipe técnica da Fundação, tais como: local, estrutura física, condições climáticas, sensibilização e mobilização de grupos. Cada solicitação é avaliada de forma cuidadosa e exclusiva.

Lembre-se

As estruturas de coletas externas foram criadas para atender à alta demanda dos hospitais e clínicas do Estado, além de promover uma maior aproximação social com as causas do sangue, mas é fundamental informar:

  • A capacidade de atendimento é menor do que nas unidades fixas;
  • Por serem unidades itinerantes, o número de cadeiras é reduzido e o fluxo de atendimento será sempre avaliado pela Coordenação Técnica;
  • Existe um limite de cadastros e atendimentos para cada turno do dia;
  • O Hemóvel precisa interromper as suas atividades por 1 hora para alimentação da equipe - o horário da pausa poderá variar de acordo com o fluxo de doadores.

Aguardamos o seu contato!

Setor de Captação de Doadores
Telefones: (71) 3116-5642 / 3116-5643
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.