Secretaria da Saúde Portal Sesab SUS - 20 Anos
English Spanish

Hemocentro Coordenador da Hemoba completa 24 anos

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Em 1993, precisamente no dia 15 de março, a sede própria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) foi inaugurada e passou a oferecer os seus serviços em uma área construída de aproximadamente 3.400m2. A unidade, referenciada como Hemocentro Coordenador (HC), surgiu com uma missão muito importante: coordenar a Política Nacional de Sangue no estado, assegurar a oferta de sangue e seus componentes e prestar assistência em Hematologia e Hemoterapia à população do Estado da Bahia.

Na √©poca, a escolha do local da constru√ß√£o foi estrat√©gica, pois o com√©rcio e os servi√ßos, incluindo servi√ßos de sa√ļde, estavam concentrados no centro da cidade. Por esta raz√£o, optou-se por construir o HC na Avenida Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), um dos principais hospitais de urg√™ncia e emerg√™ncia de Salvador.

A estrutura do Hemocentro Coordenador permitiu atender de forma adequada o fluxo de doadores de sangue e de pacientes ambulatoriais com doenças benignas do sangue, em um espaço moderno, com atendimento confortável e dentro das normas da biossegurança. Hoje, 24 anos depois de inaugurada, a sede da Fundação passa por um processo de reforma das partes vitais para continuar recebendo bem e com segurança os colaboradores, doadores e pacientes.

O HC tamb√©m tem a sua import√Ęncia relacionada ao desempenho de atividades essenciais referentes ao processamento e a garantia da qualidade do sangue doado, como, por exemplo, testes sorol√≥gicos e de imunohematologia. Al√©m disso, a unidade central da Hemoba √© respons√°vel pelo desenvolvimento de ensino e pesquisa, diretamente ou mediante conv√™nios ou contratos com entidades federais, estaduais, municipais e entidades particulares de fins n√£o lucrativos. Assim √© poss√≠vel garantir o crescimento de a√ß√Ķes, universalizando, gradativamente, a assist√™ncia hematol√≥gica, a qualidade do sangue coletado e dos hemocomponentes transfundidos no estado da Bahia.

Ao longo dos anos, a Hemoba conquistou muitos doadores e, junto com eles, viveu hist√≥rias emocionantes como a de Arnaldo Seixas, doador fidelizado, que completa 70 anos na mesma data de anivers√°rio do HC e, por esta raz√£o, compareceu na unidade um dia antes para realizar a sua √ļltima doa√ß√£o, j√° que a idade limite √© de 69 anos. "Eu doei sangue por 52 anos da minha vida. Hoje, me sinto realizado e orgulhoso por ter feito hist√≥ria ao lado do Hemocentro Coordenador. Sempre tive uma rela√ß√£o muito forte com este lugar, pois ele me completa. Agora vou seguir como um multiplicador, disseminando a cultura da doa√ß√£o de sangue e captando novos doadores‚ÄĚ, revelou com muita emo√ß√£o o servidor p√ļblico.

Com o crescimento da cidade e considerando ainda a extens√£o territorial do estado, a Funda√ß√£o precisou descentralizar o servi√ßo de coleta de sangue e expandir para outros pontos da capital e do interior. A ocupa√ß√£o de vazios geogr√°ficos, no que concerne √† hemoterapia, tem sido alvo das a√ß√Ķes da Hemoba em sintonia com o Plano Diretor de Regionaliza√ß√£o da Secretaria da Sa√ļde do Estado da Bahia (Sesab). Nesta linha, a manuten√ß√£o e moderniza√ß√£o das unidades hemoter√°picas em diversas regi√Ķes do estado s√£o necess√°rias para fazer frente √† demanda crescente por hemocomponentes, conseq√ľ√™ncia da eleva√ß√£o da complexidade da assist√™ncia √† sa√ļde na Bahia.

Hoje, a Funda√ß√£o Hemoba √© formada por uma rede de unidades, que s√£o regulamentadas pelo Hemocentro Coordenador. S√£o 25 unidades fixas de coleta distribu√≠das na Bahia, al√©m de duas unidades m√≥veis, que realizam o acolhimento dos interessados em doar sangue e fazer o cadastro para doa√ß√£o de medula √≥ssea, atrav√©s do Registro Nacional de Doadores de Medula √ďssea (Redome).

Para Rita Cabral, coordenadora dos Laboratórios da Hemoba, foi um presente participar de todo o processo de construção, arrumação e inauguração do HC. "Sempre desejei trabalhar na área de hemoterapia e compartilhava este desejo com brilho nos olhos diante dos meus colegas de profissão. Lembro que ajudei a organizar os móveis, arrumar os laboratórios e equipamentos, era como se eu estivesse preparando a minha casa. Viver a inauguração do Hemocentro Coordenador foi a realização de um sonho e atuar na Fundação Hemoba tornou-se um dos maiores presentes que a vida me deu."

Um pouco da história

Em janeiro de 1983, a Hemoba surgiu como unidade do extinto Instituto da Sa√ļde do Estado da Bahia (ISEB), autarquia da Secretaria da Sa√ļde do Estado da Bahia (Sesab), para ser o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Bahia. As atividades foram iniciadas em uma √°rea adaptada de 590m2 do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, cuja abrang√™ncia era suprir a demanda de sangue e hemocomponentes da rede p√ļblica, em Salvador e regi√£o metropolitana.

A personalidade jurídica da instituição foi alterada em 26 de julho de 1989, criando-se a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), com a finalidade de exercer as atividades de Hematologia e Hemoterapia em todo Estado da Bahia.

Certificação

A Fundação Hemoba busca de forma permanente a melhoria dos processos, da qualidade dos serviços e dos componentes do sangue expedidos. Atualmente, o Hemocentro Coordenador está passando por diversos processos de auditória para a Certificação ISO 9001:2015.

Ascom/Hemoba