Notícias /

HGRS recebe apoio do Bahia em campanha de doação de sangue

19/10/2017 11:15

A união faz a força dentro e fora dos campos. O Esporte Clube Bahia e o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) dão provas disso com a parceria na campanha de doação de sangue ‘Amigos do Roberto Santos’. Na tarde desta quarta-feira (18), o ex-jogador Beijoca, ídolo das décadas de 70 e 80, dirigentes do clube e o mascote Super-Homem estiveram na unidade para oficializar a participação do time.

O HGRS realiza a campanha pelo segundo ano consecutivo, buscando aumentar o estoque da unidade hospitalar – atualmente abaixo do mínimo necessário, que são 50 bolsas por dia. Além de assegurar o volume adequado para os setores de urgência e emergência, a iniciativa pretende contribuir para a redução da quantidade de remarcações de cirurgias eletivas e melhorar o tratamento de doenças hematológicas e renais.

Já nos primeiros dias, a campanha tem mostrado êxito. A médica da Agência Transfusional do HGRS, Roseane Damasceno, alerta que “homens podem doar quatro vezes e mulheres três, ao ano, e todo o processo dura apenas 30 minutos”. O interessado precisa se apresentar ao ponto de coleta portando documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos e estar acima dos 50 quilos.

A médica lembra ainda que são requisitos “estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas”. A campanha teve início na terça-feira (17), quando um Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), estacionou no hospital.

Com o lema ‘Ninguém nos Vence em Doação’, a parceria do clube com o Roberto Santos, explica o coordenador administrativo do HGRS, Josemar Cunha, “é muito importante para que consigamos alcançar um número maior de pessoas”. Beijoca emenda o coro e faz uma convocação à torcida que, segundo ele, “dá o sangue nos estádios e deve fazer o mesmo nos postos de coleta”.

Mobilização

O Bahia possui quase quatro milhões de torcedores somente no estado. No próximo domingo (22), na Arena Fonte Nova, adesivos com o lema da participação do time na campanha serão distribuídos para a torcida presente no clássico contra o Esporte Clube Vitória, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os atletas, que entrarão em campo levando uma faixa com o mesmo slogan, também farão postagens de apoio à ação nas redes sociais.

A estudante de Medicina Ingrid Gomes esteve no Hemóvel nesta quarta (18) e realizou a doação. “A vivência nos hospitais me levou a ter consciência que a população precisa abastecer os bancos de sangue e que essa simples ação salva muitas vidas”, garante. A unidade móvel permanece no hospital até sexta (20). Após essa data, quem quiser doar sangue para a unidade deve se dirigir à sede da Fundação Hemoba, em Brotas, e se identificar como ‘Amigo do Roberto Santos’.
Secom
Hemoba/EC Bahia

Notícias relacionadas