Hospitais /

Hospital Especializado Octávio Mangabeira

Descrição

O Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) é uma Unidade de Saúde de grande porte, inaugurado em 1942. Há 20 anos foi reconhecido como Centro de Referência para Doenças Respiratórias e progressivamente ampliou a oferta de serviços, porém a sua vocação para assistir clientes com tuberculose, mais especificamente os que necessitam de diagnóstico e tratamento de maior complexidade, vem fortalecendo seu status de Unidade de Referência para essa patologia.

São eixos assistenciais do âmbito ambulatorial e hospitalar, integrados a programas de saúde na esfera estadual e federal: tratamento da tuberculose, asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, controle do tabagismo e fibrose cística. Em 2009, passou a ser também, na Bahia, Unidade de Referência para o tratamento da influenza.

Perfil da Unidade
Hospital de Grande Porte referência em doenças do sistema respiratório.
Serviços de Apoio
Nutrição e dietética; Higiene ambiental; Lavanderia hospitalar; Hemodiálise; Estudo anatomopatólogico de imunohistoquímica.
Ensino e Pesquisa
Conta com o Núcleo de Apoio e Pesquisa.
Comissões
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; Comissão Permanente de Licitação; Comissão de Revisão de Prontuários e Núcleo de Epidemiologia Hospitalar.
Programas e Projetos
PROAR ( Programa de Asma e DPOC); PCT ( Programa de Controle de Tuberculose); Programa Anti- Tabagismo e Programa de Fibrose Cística.
Responsabilidade Socioambiental
Conta com o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde).
Horários de Visitas
Das 15h às 17h.
Telefone
(71) 3117 - 1610
Endereço
Praça Conselheiro João Alfredo S/N Pau Miúdo Salvador/ Bahia CEP: 40 320 - 350