Hospitais /

Hospital do Subúrbio

Descrição

Inaugurada em 2010, o Hospital do Subúrbio foi a primeira experiência de Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde pública no Brasil. É um hospital geral público estadual, de gestão privada, com perfil de urgência e emergência para pacientes adultos e pediátricos.

Ao todo, são 373 leitos, sendo 253 leitos de internação hospitalar em enfermaria e 60 em terapia intensiva, distribuídos esses últimos em dez leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para pacientes adultos. A unidade possui ainda 60 leitos sob regime de assistência domiciliar.

Serviços de Apoio
Emergência, Centro Cirúrgico, Internação, Terapia Intensiva, Ambulatório de Egressos, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), Agência Transfusional e Terapia nutricional.
Ensino e Pesquisa
A unidade acolhe alunos de turmas de graduação e de cursos técnicos da área de saúde, bem como estudantes do Ensino Médio, para realizarem estágios em suas dependências. O HS disponibiliza campo prático para estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), que realizam internato nas áreas de cirurgia e clínica médica. O hospital recebe alunos da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB-UFBA) para cumprir internato na área de urgência. O HS também é campo prático para residentes de outras unidades hospitalares, que realizam na instituição estágios em urgência e emergência durante um mês. Para esses pós-graduandos, o Hospital do Subúrbio oferece vagas nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Pediatria, Anestesiologia, Ortopedia, Clínica Médica, Neurologia e Cirurgia Pediátrica. A unidade também possui programa Trainee.
Comissões
Comissão de Revisão de Prontuários -CRP, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, Comissão de Cuidados Paliativos, Comissão de Ética Médica – CEM, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – CIPA, Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, Comissão de Padronização de Materiais e Medicamentos – CPMM, Comissão de Revisão e Análise de Óbitos, Comissão Técnica de Garantia Ambiental – CTGA eComitê de Fármaco, Tecno e Hemovigilância.
Programas e Projetos
O Hospital do Subúrbio (HS) também é uma “escola” para crianças e jovens internados na unidade hospitalar. Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), responsável pela Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, o HS proporciona atendimento escolar durante o período de internação desses pacientes.
Responsabilidade Socioambiental
No aspecto social, a instituição busca constantemente proporcionar um ambiente pautado por relações de trabalho saudáveis e respeitosas, além de promover o desenvolvimento profissional e coletivo dos seus colaboradores. As ações socialmente sustentáveis também abrangem os usuários dos serviços de saúde prestados pelo hospital, a comunidade no seu entorno e a sociedade civil. Na prática, isso se traduz no tratamento humanizado e no apoio à comunidade da região do Subúrbio Ferroviário nas ações de saúde
Horários de Visitas
Enfermaria: das 15 às 17h; UTIs: das 11h às 12h e das 15h às 16h30; Emergência: Salas de Pronto Atendimento (PA), de Observação e de Medicação - das 15h às 16h e Estabilização - das 15h às 16h.
Telefone
(71) 3217-8600
Endereço
Rua Manoel Lino, s/n - Estrada Velha de Periperi, Salvador