Secretaria da Saúde
Comissão Intergestores Bipartite CES SUS

Vacinação

E-mail Imprimir PDF
Modificar el tamaño de letra:

A maneira mais eficaz de se prevenir contra diversas doenças, como poliomielite (paralisia infantil), tuberculose, rubéola e febre amarela, entre outras, é a vacinação. Ao se vacinar, a pessoa passa a ter proteção (anticorpo) e torna-se imunizado.

Com o objetivo de promover a vacinação da população e assim diminuir, ou até mesmo erradicar, várias doenças no território baiano, a Secretaria Estadual de Saúde vem alcançando todas as metas previstas para as campanhas de vacinação realizadas em parceria com o Ministério da Saúde.

Em 2009 foram vacinadas mais de quatro milhões de pessoas contra a rubéola e houve 100% na cobertura das campanhas contra paralisia infantil e o sarampo. Em 2010, a vacina contra pneumococo foi incluída no calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde, que também realizou a campanha de vacinação contra a Influenza H1N1 e vacinou as crianças menores de um ano contra a Meningite e Poliomielite.

Calendários de Vacinação
Desde 2004, o Ministério da Saúde adota três calendários obrigatórios de vacinação: o da criança, o do adolescente e o do adulto e idoso. Vacinas, doses e períodos de vacinação são definidos por eles. Confira:






 

Sesab nas Redes