Secretaria da Saúde
Comissão Intergestores Bipartite CES SUS

Superintendência de Atenção Integral à Saúde

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A Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS) visa a formulação, o apoio e o acompanhamento da implantação e implementação da Política de Atenção à Saúde no Estado da Bahia, buscando efetivar a integralidade da atenção, garantindo, ampliando e humanizando o acesso às ações e serviços de saúde com qualidade, observando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Para atender com êxito as necessidades da população baiana, a SAIS, coordena a Política de Atenção Básica no Estado, tendo como eixo prioritário a Estratégia de Saúde da Família e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Bem como, na área de Urgências; de Atenção Hospitalar; atua no processo de conformação das redes assistenciais de média e alta complexidade; e, o componente estadual da Política Nacional de Transplantes de Órgãos; urgência e emergência.

A SAIS também coordena e assessora as unidades de saúde sob administração direta e indireta da SESAB, no processo de elaboração e implementação da Política do Cuidado por ciclo de vida, por agravos, condições específicas de vida e de cuidados especializados.

O trabalho da Superintendência é realizado através das suas quatro diretorias:

A Diretoria da Atenção Básica (DAB), responsável por formular, coordenar e desenvolver a Política Estadual da Atenção Básica e suas interfaces com as Políticas Nacionais de Atenção Básica e de Promoção da Saúde.

A Diretoria de Atenção Especializada (DAE), responsável por formular, implantar e implementar as Políticas de Atenção Especializadas no âmbito do Sistema Estadual de Saúde. A diretoria compreende as políticas de urgência e emergência, média e alta complexidade, atenção hospitalar e o sistema de transplante de órgãos e tecidos.

A Diretoria de Gestão da Rede Própria (DGRP), responsável por implementar as políticas estaduais de saúde nos estabelecimentos de saúde sob gestão direta e indireta da SESAB, garantindo o acesso à assistência com qualidade e resolutividade.

Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), que participa dos processos de formulação, implantação, implementação e avaliação dos programas estaduais de saúde, buscando implementar linhas de produção do cuidado voltadas aos ciclos de vida e gênero e à promoção da equidade em saúde para as populações negra, quilombola, indígena, assentada e acampada, presidiária e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Além disso, apóia institucional e tecnicamente em realizações das politicas de saúde nos municípios.

Veja abaixo:

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