Secretaria da Saúde
Comissão Intergestores Bipartite CES SUS

Últimas Notícias

Hospital Alayde Costa, no Subúrbio Ferroviário, será inaugurado

E-mail Imprimir PDF
Modificar el tamaño de letra:

O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com o Instituto de Educação Saúde e Tecnologia (IEST), oferece à população baiana mais um serviço de saúde. Trata-se do Hospital Alayde Costa (HAC), localizado em Escada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, que será inaugurado nesta quinta-feira (25), às 14h, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Saúde, Jorge Solla. O IEST investiu mais de R$12 milhões na construção da unidade, que ofertará leitos de retaguarda para apoiar a rede estadual de saúde, com leitos contratualizados para atendimentos 100% SUS.

A nova unidade, anexa à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) de Escada, nesta sua primeira etapa, contará com 60 leitos para pacientes de longa permanência, distribuídos em 15 enfermarias para adultos, sendo cada uma com quatro leitos, e mais dois apartamentos individuais. A unidade hospitalar ainda disponibilizará 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalmente equipada, com instalações físicas amplas, sistema de refrigeração central e dotada de recursos humanos e tecnológicos capazes de assistir os pacientes nos melhores padrões de assistência de terapia intensiva.

Conforme afirma o presidente da IEST, Luiz Brandão, "serão mais 80 novos leitos que se incorporam à rede estadual de Saúde, oferecendo assistência de média e alta complexidade, atendendo com o respeito e a dignidade que o cidadão baiano merece".

O hospital oferecerá serviço diagnóstico, com tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiologia e ecocardiografia, além de dispor de laboratório de análises clínicas. “Tudo isso aliado a um corpo técnico multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e auxiliares. Todo o trabalho destes profissionais estará em consonância com a Política de Humanização do SUS, onde o centro do cuidado e atenção é o paciente", afirmou Luiz Brandão.

A unidade ainda tem previsão para a construção de uma segunda etapa, que deverá ser inaugurada no segundo semestre de 2013, totalizando 240 leitos e um investimento total de R$ 27 milhões.

I.P./DRT. 2697/Ba
/hospitais/ Alayde Costa/Inauguração_HAC

 

Sesab nas Redes