Secretaria da Saúde
Comissão Intergestores Bipartite CES SUS

Últimas Notícias

Ministro da Saúde inaugura emergência pediátrica no Hospital Roberto Santos

E-mail Imprimir PDF
Modificar el tamaño de letra:

Inaugurada nesta sexta-feira (14), a nova emergência pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, passa a contar com 21 leitos de urgência e emergência, ampliando a capacidade para até três mil atendimentos mensais, a partir dos investimentos de mais de R$ 3 milhões, por meio do programa S.O.S Emergências, do ministério da Saúde. No mesmo evento, foram assinados ainda convênios para a contratação de 201 novos leitos da rede privada, totalizando investimento anual superior a R$ 80 milhões e mais de 300 unidades contratadas pelo Governo do Estado só nos últimos dois meses.

Participaram da inauguração o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla. Padilha destacou os resultados do S.O.S Emergências na reestruturação do Roberto Santos. “Nosso esforço é dar mais condições de trabalho aos profissionais de saúde e mais conforto aos pacientes. Desde o início do programa já tivemos uma redução no número de macas nos corredores da emergência.”

Classificação de risco

A emergência pediátrica passou por obras completas de reforma e ampliação, além da implantação do Acolhimento com Classificação de Risco e organização do cuidado por risco, que divide os pacientes entre salas verde, amarela e vermelha, a depender da gravidade do caso. O setor conta ainda com sistema informatizado integrado ao programa E-SUS, do Ministério da Saúde. “A partir de agora podemos visualizar melhor as condições dos pacientes”, disse a diretora do Hospital Roberto Santos, Delvone Almeida.

HGRS conta com novos equipamentos e serviços

Outras melhorias no Hospital Roberto Santos são o novo tomógrafo, também inaugurado nesta sexta-feira, que possibilita avaliações mais seguras e redução no resultado dos exames, além do credenciamento da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) como referência nível 3, sendo uma das primeiras do país a receber a habilitação do ministério da Saúde pelo atendimento de alta complexidade em casos de AVC.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) assinou ainda a contratação de novos leitos de hospitais particulares para ampliar a rede de assistência. Os convênios reforçam o atendimento da demanda dos hospitais da rede própria da Sesab com a disponibilização de unidades na rede privada. “As contratações feitas nos dois últimos meses equivalem à abertura de um hospital de mais de 300 leitos em Salvador pelo Sistema Único de Saúde”, destacou o secretário Jorge Solla.

Regulação

O acesso dos pacientes às unidade contratadas é feito exclusivamente pela Central Estadual de Regulação (CER). Entre os a instituições contratadas estão o Hospital Espanhol, Hospital Martagão Gesteira, Hospital Agenor Paiva, Hospital Evangélico, Hospital da Bahia, Hospital Salvador, Hospital da Cidade, Hospital Alaíde Costa, Hospital de Medicina Humana (Candeias) e Clínica CATO.

 

Secom

 

Sesab nas Redes