Notícias /

Iperba realiza ações educativas na Semana Mundial de Aleitamento Materno

03/08/2018 14:26

Em decorrência da Semana Mundial de Amamentação (SMAM), que acontece todos os anos na primeira semana de agosto, o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) está desenvolvendo diversas atividades educativas sobre o tema. Assistentes sociais e psicólogas estão realizando rodas de conversas com as pacientes, ressaltando a importância do ato de amamentar. Ao mesmo tempo, cartazes informativos e imagens de mães amamentado foram fixados nos murais da maternidade. A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, por exemplo, fez um mural com fotos de funcionárias amamentando seus filhos.

Na próxima sexta-feira, 10 de agosto, a Comissão Hospitalar de Incentivo ao Aleitamento Materno (CHIAM) irá promover, para os funcionários da Unidade, um jogo de perguntas e respostas cujo tema abordado será amamentação. Quem acertar as perguntas ganhará uma camiseta de brinde. O objetivo da ação é chamar a atenção do público interno para a importância de apoiar e desenvolver as práticas que fortalecem o aleitamento materno.

A SMAM 2018, de 01 a 07 de agosto, tem como tema “Amamentação: é a base da vida”, pois acredita que o aleitamento materno proporciona pleno equilíbrio, levando a todos a um bom começo de vida. De modo geral, a amamentação contribui para a saúde, bem estar e a sobrevivência de mulheres e crianças em todo o mundo.

Importância da amamentação

De acordo com o Ministério da Saúde, através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. A amamentação é ainda importante para o desenvolvimento da face da criança, para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

O leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida. A partir dos 6 meses, a criança deve receber alimentos complementares e continuar a ser amamentada, no mínimo, até os 2 anos de idade.

Banco de Leite Humano do Iperba (BLH)

O BLH do Iperba foi inaugurado em 2009 e realiza ordenha de mães com filhos internados na Unidade Semi-Intensiva, além de realizar coleta de leite humano nas residências das doadoras, com o apoio do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (Salvar). O ideal seria que a unidade tivesse um estoque mensal de 140 litros de leite humano para atender todos os bebês prematuros internados na sua unidade semi-intensiva neonatal. Atualmente, o Iperba está com 40 litros em estoque, ou seja, com uma quantidade limite para atender os bebês necessitados.

Toda mulher que amamenta pode fazer a doação de leite, basta estar saudável e não tomar nenhum tipo de medicamento que interfira na amamentação. Para doar é preciso apenas ligar para o Bando de Leite Humano do Iperba, através do telefone 3116-5118.

Ascom do Iperba
Iperba/aleita

Notícias relacionadas