Maternidades /

Instituto de Perinatalogia da Bahia – IPERBA

Hospital de médio porte, referência em atendimento especializado à saúde da mulher e do recém-nascido, tem ambulatório especializado para atender nas áreas de pré-natal de risco, ultrassonografia, planejamento sexual e reprodutivo, atendimento ao adolescente, ginecologia clínica e cirúrgica, mastologia para patologia benigna da mama, uroginecologia, prevenção do câncer uterino e de mama, serviço social, enfermagem, psicologia e estimulação precoce. Na área hospitalar atende emergência de obstetrícia e ginecologia, atende mulheres em processo de abortamento e realiza a interrupção de gestação nos casos previstos em lei (violência e risco de vida para a mulher). Credenciado pelo mec, como hospital de ensino. Atende demanda espontânea com centro cirúrgico/obstétrico e unidade de cuidado intermediário neonatal convencional e canguru. Urgência e emergências em ginecologia e obstetrícia e neonatologia (egressos da Unidade).

Gestor(a): Dolores Fernandez Fernandez

Modelo de Gestão: Direta

Instituição Gestora: 

Perfil da Unidade
Hospital especializado de referencia Microregional Salvador, Macroregião Leste ( Salvador e Região Metropolitana), Hospital de Médio Porte, refrência em Média Complexidade (modelo assistencial 05). Unidade de saúde pública de assistência, ensino , pesquisa e centro de capacitação de profissionais na área de saúde da mulher e do recém-nascido, hospitalar e ambulatorial. Tem a capacidade instalada de 100 leitos cadastrados no CNES, assim distribuídos: 70 de Obstetrícia, 06 de Ginecologia, 05 de Neonatologia, 10 de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCo), 04 de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), 01 de Clínica Médica e 04 Hospital dia.
Serviços de Apoio
Patologia Clínica; Raio-X; Ultrassonografia Obstétrica e Ginecológica; Ultrassonografia Neonatal e Transfontonela; Ultrassonografia de Abdomen Total e Ultrassonografia de Mama.
Ensino e Pesquisa
Mantendo um compromisso predominante com o desenvolvimento de atividades docentes assistenciais, o IPERBA é reconhecido como polo de formação profissional parceiro das instituições de ensino em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, assumindo um papel importante como espaço de produção do cuidado e aprendizagem no âmbito do SUS-Ba Esta área abrange ações relacionadas a inserção, acompanhamento e avaliação de estudantes de variados cursos tanto técnicos quanto de graduação e pós graduação. Como Centro de Pesquisa estão em andamento linhas de investigação nas áreas de adolescência, violência contra a mulher e do recém-nascido.
Programas e Projetos
Programa de Atendimento a Adolescentes – SEAME; Programa de Atendimento a Mulher Vítima de Violência; Hospital Amigo da Criança e Gestação de Alto Risco.
Responsabilidade Socioambiental
O IPERBA tem um compromisso de desenvolver as boas práticas hospitalares, que respeitem o meio ambiente ,estando inserida na política institucional e no planejamento estratégico. Desenvolve ações socioambientais por meio do Programa de Coleta Seletiva, um trabalho de conscientização e motivação dos colaboradores. O PGRS- Programa de Gerenciamento de Resíduos em Saúde estabelece o descarte adequado do lixo hospitalar preservando o meio ambiente, é fiscalizado com atenção, visando a segurança dos colaboradores, funcionários e da sociedade em geral. A unidade participa do Programa de Eficiência Energética da COELBA. Internamente é realizado o controle diário da água para evitar o desperdício. Também é feito o controle físico químico e microbiológico. Visando evitar a contaminação do ambiente pelo mercúrio passamos a adotar novo comportamento na compra de materiais e equipamentos livre de mercúrio como, tensiômetros e termômetros.
Horários de Visitas
Visitas: das 14h às 18h. Mães Internadas ou Acompanhantes: horário livre. Pais e Mães Externas (na UCINCo): horário livre.
Conduta do Acompanhante
O acompanhante é de livre escolha da paciente, na Admissão e Internamento. No momento da internação o acompanhante recebe todas as orientações sobre a sua conduta, direitos e deveres, elaboradas para que a sua presença seja colaborativa. Fornecido folder com orientações.
Horários de Funcionamento
Do Hospital: 2ª feira a Domingo – 24 horas. Do Ambulatório: 2ª feira a 6ª feira – 7h às 17h.
Telefone
Diretoria: 3116-5215/3116-5216/5218/5219; Admissão/Emergência: 3116-5120; Coordenação Médica: 3116-5149; Coordenação do Ambulatório: 3116-5194
Endereço
Rua Teixeira de Barros, nº 72 – Brotas, CEP: 40279080 - Salvador/Bahia