Mostra Científica acontecerá no Creasi

05/12/2018 10:57

Acontecerá no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), de 12 a 31 de dezembro, a I Mostra Científica do Creasi. O evento marca o encerramento da primeira turma do curso Básico de Metodologia da Pesquisa em Saúde promovido pela Unidade, com a chancela da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP).

A Mostra contará com a participação das 12 servidoras que apresentarão nove projetos de pesquisa elaboradas durante o curso e com exposição de dez trabalhos desenvolvidos na Unidade, por estudantes, de graduação, de mestrado e de doutorado, de diversas Instituições de Ensino Superior da Bahia, este ano e três artigos publicados em revistas científicas, em 2017.

A divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Creasi traz a possibilidade de incorporação do conhecimento produzido com a participação dos usuários e servidores da Unidade. De acordo com Diana Noronha, membro da equipe que compõe o setor de Pesquisa, essa troca de experiências e conhecimento com as instituições de ensino superior é fundamental para a melhoria da atuação e aprimoramento dos servidores que atendem rotineiramente os usuários do Creasi.

Metodologia da Pesquisa em Saúde

O curso é uma parceria do Creasi com a EESP, com o objetivo principal de oferecer aos servidores a capacitação necessária para o desenvolvimento de pesquisas científicas, além de aprimorar a leitura crítica de artigos científicos, em busca de evidências para sua prática profissional. O programa do curso foi elaborado pelas servidoras do Núcleo de Educação Permanente do Creasi (NEP), que atuam na área de Pesquisa, Diana Noronha e Meirelayne Borges Duarte.

Para o próximo ano, a Unidade pretende lançar uma nova turma para o curso. “Está programada a abertura de inscrições para a segunda turma do curso de metodologia e esperamos realizar a II Mostra Científica com o dobro de trabalhos”, salientou Renata Muniz Caires, coordenadora Estratégica do Creasi, Unidade que em 2019 comemora 20 anos.

Ascom Creasi
/idoso /pesquisa em saúde