Farmácia da Bahia

A Farmácia da Bahia é um programa estadual criado em 2009, com a finalidade de qualificar a assistência farmacêutica nos municípios através da estruturação de um serviço de farmácia adequado, que atenda as Boas Práticas, promovendo um melhor acesso e uso racional de medicamentos, permitindo assim o desenvolvimento de ações que coadunam com o fortalecimento da política de Assistência Farmacêutica no SUS.
A reestruturação dos serviços farmacêuticos através de uma proposta que integra apoio técnico e financeiro permite melhorar a gestão de medicamentos e insumos, otimizar recursos e aprimorar o atendimento bem como o nível de informações prestadas à população relacionados à assistência farmacêutica.

Para que a rede adquira o formato e atenda ao que se propõe, faz-se necessária a modernização da estrutura física das farmácias e a presença institucionalizada de profissionais farmacêuticos, responsáveis por garantir assistência farmacêutica integrada à atenção primária e respeitando os princípios do SUS de universalidade, equidade e integralidade, além é claro, do atendimento humanizado.

O referido Programa, desde 2012, contemplou 46 municípios baianos com até 15.000 habitantes, conforme IBGE 2010. Na etapa atual, período 2021-2022, serão beneficiados 30 municípios, com população até 17.250 habitantes, que não foram contemplados em etapas anteriores do Programa, considerando a referência populacional do Componente Básico da Assistência Farmacêutica em 2019 – Portaria MS/GM nº 3.193/2019IBGE.

Os documentos norteadores serão publicados nesta página, em breve.