Policlínicas Regionais: informações para gestores municipais

Por meio da Policlínica Regional de Saúde, o Governo do Estado da Bahia e municípios consorciados visam promover coordenadamente os serviços especializados de média complexidade em articulação com atenção básica e hospitalar, oferecendo à população acesso qualificado e humanizado considerando suas necessidades. Configura também a descentralização dos serviços de saúde assegurando a regionalização e o fortalecimento da rede SUS-Ba a serviço da qualidade de vida população baiana.

As Policlínicas Regionais de Saúde são Unidades Especializadas de Apoio Diagnóstico e Terapêutico construídas nas Regiões de Saúde da Bahia. A gestão dessas unidades é feita em parceria entre o Governo do Estado e os municípios que fazem parte dos Consórcios Regionais de Saúde. Contam com serviços de consultas clínicas especializadas e exames gráficos e de imagem. Oferecem um maior bem-estar aos pacientes do SUS, por meio de uma equipe multiprofissional, qualificadas e preparadas para atender as demandas da região. A Policlínica possui 2.848,32m² de área construída com 12 consultórios.

Gestor municipal, acesse aqui o Manual de acesso aos serviços de Apoio Diagnóstico e Tratamento das Policlínicas Regionais.

Policlínicas prontas

Teixeira de Freitas

Policlínica Regional de Saúde gerenciada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia
Localizada no município Teixeira de Freitas – AV. Getúlio Vargas, 1732, Bela Vista.

Serão atendidos os moradores dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamarajú, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado,Teixeira de Freitas e Vereda.

Nesta Região de Saúde haverá a circulação de 6 Micro-ônibus da Policlínica que farão pelas cidades para levarem os usuários a Policlínica Regional para o atendimento no horário previamente agendado pelos municípios onde residem.

Jequié

Policlínica Regional de Saúde gerenciada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié

Localizada no município de Jequié – Av. Otávio Mangabeira, bairro Mandacaru.

Serão atendidos os moradores dos municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Ituruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês.

Nesta Região de Saúde haverá a circulação de 11 Micro-ônibus da Policlínica que farão roteiro pelas cidades para levarem os usuários à Policlínica Regional para o atendimento no horário previamente agendado pelos municípios onde residem.

Irecê

Policlínica Regional gerenciada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê
Localizada no município de Irecê – Rua São Francisco S/N. Antigo Instituto Baiano de Fomento Agrícola — IBF.

Serão atendidos os moradores dos municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçú da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique- Xique.

Nesta Região de Saúde haverá a circulação de 12 Micro-ônibus da Policlínica que farão pelas cidades para levarem os usuários a Policlínica Regional para o atendimento no horário previamente agendado pelos municípios onde residem.

Guanambi

Policlínica Regional gerenciada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto Sertão
Localizada no município de Guanambi – Avenida Presidente Castelo Branco, 1097 Santa Luzia.

Serão atendidos os moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Carinhanha, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacarací, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio De Santana, Rio Do Antônio, Sebastião Laranjeiras e Urandi

Nesta Região de Saúde haverá a circulação de 11 Micro-ônibus da Policlínica que farão pelas cidades para levarem os usuários a Policlínica Regional para o atendimento no horário previamente agendado pelos municípios onde residem.