Posto de Coleta de Sangue no SAC de Cajazeiras funcionará após o Carnaval

Com o investimento de R$ 110 mil, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inaugura, após o carnaval, uma nova unidade de coleta de sangue da Hemoba, localizada na unidade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do bairro de Cajazeiras, em Salvador. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, visitou as obras que estão em fase de acabamento nesta terça-feira (05).

"Este é um projeto piloto, a partir de uma iniciativa conjunta das secretarias da Saúde e da Administração, e tem como objetivo diversificar os pontos de doação e alavancar os estoques de bolsas de sangue no estado", afirma o secretário.

De acordo com o diretor geral da Hemoba, Marinho Marques, o posto terá a capacidade de coletar até 120 bolsas diárias e as próximas unidades da Rede SAC, que deverão contar com unidades de coleta de sangue, estão localizadas nos municípios de Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana.

Solidariedade

Segundo dados da Hemoba, todos os tipos de sangue estão com bolsas em estado crítico, o que geralmente ocorre nos meses posteriores aos festejos, como Carnaval, São João, Natal e períodos de férias.

Atualmente, a Hemoba é composta por 24 Unidades de Coleta, espalhadas pelo Estado, além de duas unidades móveis. O sangue coletado é processado e distribuído para aproximadamente 350 hospitais da rede pública e, em alguns casos, também abastece o setor privado.

Quem pode ser doador

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, deverão estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, ou mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Sesab/Ascom
/cespsaud/hemoba/posto sac cajazeiras

 

Youtube Flickr Facebook Twitter