Com poucas bolsas de sangue em estoque, Hemoba precisa de doadores antes da folia começar

No Carnaval, uma das festas mais populares da Bahia, Salvador recebe um número muito grande de turistas. Paralelamente a isto, aumenta bastante o número de ocorrências nos hospitais e, com isso, cresce a demanda de sangue para a realização de cirurgias e transfusões.

Desde o inicio do ano, os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) encontram-se em níveis críticos, existindo um risco real da falta de hemocomponentes nos hospitais, caso aumente a demanda por sangue na Bahia. É por isso, que o hemocentro precisa se preparar para atender de forma rápida e segura as possíveis intercorrências, que são características neste período.

Para que os atendimentos das demandas transfusionais aconteçam de forma regular, a Hemoba vai precisar que os doadores compareçam a uma das suas unidades para compartilhar vida, doando sangue para quem mais precisa, antes da folia começar.

Este ano, a campanha da Hemoba é mais uma oportunidade para as pessoas exercerem esse gesto de cidadania. Quem irá receber o sangue doado não interessa, o que importa mesmo é o gesto, é a solidariedade. Procure uma das unidades da capital ou do interior para doar sangue, é simples, rápido e pode salvar até 4 vidas.

Artistas se solidarizam

Artistas da música baiana estão comparecendo à Hemoba para estimular as doações. Diariamente, a unidade vem recebendo visita das estrelas da axé music, para divulgar a causa do sangue, convidando foliões e não foliões nas redes sociais.

Onde Doar

Em Salvador, os candidatos podem comparecer ao hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, na Avenida Vasco da Gama. O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Além do hemocentro coordenador, os voluntários têm a opção de doar sangue nos Hemóveis (unidades móveis da Hemoba), estacionados no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h / 13h às 16h30, e no Hospital Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 07h10 às 11h30 / 13h às 16h.

Fique atento aos critérios de doação

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.

Ascom Hemoba
/hemoba/falta

 

Youtube Flickr Facebook Twitter