Hemoba de Juazeiro convoca doadores para repor estoque de bolsas de sangue

Com uma queda de 30% no número de coletas de bolsas de sangue no último mês, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convoca doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos a comparecerem à unidade. Os interessados podem se dirigir à unidade de segunda a sexta, das 7:30 às 11:30 e das 14:00 às 16:30, que funciona em anexo ao prédio Hospital Regional de Juazeiro.

Segundo o coordenador administrativo da Hemoba, Ciro Valonni, esse período pós-carnaval é sempre crítico. "Além de ser uma época de muitas solicitações de bolsas de sangue pelas unidades de saúde, o número de doações também diminui, contribuindo ainda mais para o desabastecimento", explica Ciro.

No mês de fevereiro o banco recebeu 746 solicitações e somente o HRJ foi responsável por 390 solicitações de bolsas de sangue. A Hemoba atende unidades de saúde da rede PEBA.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável legal). As recomendações médicas são ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas quatro horas, além de evitar alimentos gordurosos.

Fonte: Ascom HRJ
/hrj/sangue

 

Youtube Flickr Facebook Twitter