O Saúde sem Fronteiras Odontomóvel já realizou 192 mil procedimentos este ano

Este ano, até o dia 24 de março, o programa Saúde sem Fronteiras, ação Odontomóvel, já atendeu a 15.644 pessoas e realizou mais de 192 mil procedimentos. Atualmente, as três unidades móveis estão atendendo nos municípios de Nova Redenção, Riachão das Neves e Itagi (28/03 a 02/04). O atendimento é feito por três carretas, compostas por conjuntos odontológicos onde trabalham, simultaneamente, até dez dentistas, além de profissionais que atendem nas tendas instaladas na parte externa e orientam sobre a saúde bucal.

Nas carretas, são ofertados serviços gratuitos de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Enquanto aguardam, os pacientes são orientados sobre os cuidados com a saúde bucal. Para o atendimento, as pessoas devem levar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

O programa do Odontomóvel foi desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com a Polícia Militar, com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso a assistência odontológica em comunidades baianas com carência nessa especialidade e de vulnerabilidade social. Desde janeiro deste ano, já foram beneficiadas as populações de Barra, Xique-Xique, Coribe, Baianópolis, Gandu e Jitaúna.

Ascom/Sesab
/saúde sem fronteiras/odontomóvel 192 mil

 

Youtube Flickr Facebook Twitter