Saúde sem Fronteiras leva atendimento odontológico a Maracás

Aos 13 anos, o estudante Ramon dos Santos, morador do município de Maracás, nunca tinha ido ao dentista para cuidar da saúde bucal. Com o Odontomóvel, iniciativa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ramon encontrou mais uma razão para sorrir. Esta e outras histórias são comuns no dia a dia dos profissionais que atuam no Programa Saúde Sem Fronteiras - Odontologia. Hoje (15), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas - Boas foi conferir de perto esse serviço, que só em 2016 atendeu mais de 15 mil pessoas em 24 municípios.

"Buscamos ampliar e qualificar o acesso a assistência odontológica em comunidades com carência nessa especialidade e de vulnerabilidade social", afirma o secretário, que também aproveitou a visita para inaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nair Morbeck, cujo investimento totalizou R$ 600 mil entre obras e equipamentos, ampliando assim o acesso da população aos serviços básicos de saúde.

De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, todos os municípios brasileiros devem ter, pelo menos, 70% de cobertura de Atenção Básica, o que significa uma equipe para cada 3 mil habitantes. Maracás se enquadra nesse cenário e com a inauguração da UBS, simultaneamente, qualifica e amplia os cuidados com a população. "Teremos atendimentos com médicos, dentistas, enfermeiros, além de outros profissionais de saúde na nova unidade", disse a secretária de saúde de Maracás, Ilze Novaes.

Com o objetivo de qualificar a rede de atendimento na região, o secretário Fábio Vilas - Boas, informou que será construída uma policlínica com 13 especialidades em Jequié, com 100% de recursos estaduais, onde será possível fazer exames como tomografia e ressonância, antes restritos aos grandes centros urbanos. "Será um investimento de R$ 17 milhões", ressalta Vilas - Boas.

O prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos, também anunciou uma iniciativa que melhora a qualidade da assistência. "Vamos reformar o hospital municipal Álvaro Bezerra e separar a maternidade da unidade hospitalar, o que irá ampliar o número de leitos dedicados às gestantes", diz.

Saúde Sem Fronteiras

Ontem (14), o governador Rui Costa e o secretário Fábio Vilas - Boas estiveram no município de Ituberá, visitando outra unidade do Odontomóvel, que tem a capacidade de realizar até 200 atendimentos por dia.

Ascom/Sesab
Saúde sem Fronteiras/Maracás