Saúde Sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começa em 19 municípios da Região de Irecê

A população da região de Irecê, formada por 19 municípios, começa a ser beneficiada com os serviços da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, ferramenta importante na contribuição ao acesso das mulheres às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A ação, que já começa nesta terça-feira, em Irecê, será efetivada no período de 17 de maio a 12 de julho.

A logística será feita com quatro unidades móveis, equipadas com dois mamógrafos cada uma, atuando simultaneamente, que estarão estacionadas na Praça Clériston Andrade, em Irecê. "A meta é atender a 20.351 mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária identificada como de maior risco para a doença. Serão feitas 140 mamografias por dia", explica o diretor de Programas Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ivonildo Dourado.

Após a mamografia, em um segundo momento será feita a segunda fase, onde serão realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

A pactuação, para mais uma etapa do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, foi realizada durante a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada em Irecê ontem (12/05), contando com a participação dos secretários de saúde de 16 municípios. "Fomos muito bem recebidos e a estratégia itinerante foi considerada de importância para esse grupo de mulheres que necessitam fazer mamografias para detectar possíveis casos de câncer de mama", afirmou o diretor da Dipro.

São esses os municípios participantes: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.

L.S.M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteiras/irecê rastreamento

 

Youtube Flickr Facebook Twitter