Começa dia 25 o Rastreamento do Câncer de Mama em Irajuba, Nova Itarana e Acajutiba

Começa nesta segunda-feira (25), mais uma ação do programa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama nos municípios de Irajuba e Nova Itarana, na região de Jequié, e Acajutiba, na região de Alagoinhas.

De acordo com a Diretoria de Programas Estratégicos (Dipro) nesses três municípios, 1.916 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizarem os exames de mamografia. De acordo com Ivonildo Dourado, diretor da Dipro, essa faixa de idade é preconizada pelo Ministério da Saúde como sendo a de maior risco para a doença.

Em Irajuba, a unidade móvel estará estacionada de 25 a 27, no centro da cidade, na Praça Santo Antônio. Em Nova Itarana, o ônibus, equipado com consultórios e equipamento para a realização do exame, ficará estacionado na Praça da Bandeira, em frente à Academia da Saúde, de 25 a 28. Em Acajutiba, a unidade móvel vai estacionar na rua atrás do Fórum, de 25 a 30 de julho.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

L.S./M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteiras/rastreamento Irajuba, Nova Itarana e Acajutiba

 

Youtube Flickr Facebook Twitter