Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começa hoje em Itaberaba, Ruy Barbosa e Ibiquera

A partir de hoje (8), a população feminina de 50 a 69 anos dos municípios Itaberaba, Ruy Barbosa e Ibiquera começa a ser atendida pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente casos de câncer de mama.

O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres. O atendimento em Itaberaba será feito em 15 dias (8 a 23), e a unidade móvel estará na Avenida Brigadeiro (na área da antiga Sucam, na rua do Hospital Regional). Já em Ruy Barbosa, a unidade fica até o dia 22, estacionada na Rua Mato Grosso, em frente à Policlínica Claudionor Batista de Oliveira. Já em Ibiquera, a unidade ficará estacionada por dois dias (8 a 10), na Praça São José, próximo ao mercado Municipal Eunísio Ramos.

Para o atendimento, que acontece das 7 às 18h, as mulheres devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

L.S./M.Tb.909-Ba.
/saúde sem fronteiras/Rastreamento Itaberaba, Ruy Barbosa e Ibiquera