Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama estará em Lajedinho

Durante dois dias (12 e 13), sexta-feira e sábado, as mulheres de 50 a 69 anos, do município de Lajedinho, contarão com os serviços do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Nestes dois dias, elas poderão realizar mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama. Para o atendimento é preciso levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência.

O atendimento é feito em unidade móvel, que estará estacionada na Unidade de Saúde Pedro de Alcântara Marques, na Rua Ciro Pinheiro de Moraes, e tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

De acordo com o Ivonildo Dourado, diretor de Programas Estratégicos da Secretaria da Saúde do Estado, 224 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, podem fazer o exame. "Oferecemos exames de mamografia para mulheres que não conseguem ter acesso a este tipo de serviço. Estamos indo a todas as regiões da Bahia, com o intuito de oferecer um atendimento de alta qualidade para essa população que precisa realizar exame de mamografia", explicou

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

L.S./M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteira/Rastreamento Lajedinho

 

Youtube Flickr Facebook Twitter