Catu será município anfitrião para o Saúde sem Fronteiras Oftalmologia

Nesta sexta-feira (19) serão iniciados os atendimentos do programa de estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Oftalmologia da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Desta vez, o município de Catu será o anfitrião para os 18 municípios da região de Alagoinhas. Até o dia 22 de agosto, serão disponibilizadas 1.665 consultas oftalmológicas e 500 cirurgias de catarata para um público formado por alunos do Todos pela Alfabetização (TOPA) e a população com idade a partir de 60 anos.

Os municípios que participarão da ação são: Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias.

A unidade móvel, que estará estacionada no Hospital Municipal de Catu, no Centro Administrativo Municipal, obedecendo ao seguinte cronograma de atendimento: de 19 a 21, serão realizadas as consultas e de 20 a 22 acontecem as cirurgias de catarata. O programa itinerante mobilizará uma equipe de profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio. Para ter acesso aos serviços, o usuário deverá procurar a Secretaria de Saúde de seu município, que ficará responsável pelo agendamento para o atendimento. Será preciso levar o Cartão do SUS, RG e o crachá de identificação do usuário.

Para os usuários que passarem por cirurgia de catarata, a Secretaria da Saúde do Estado disponibilizará o colírio para ser usado durante 30 dias. Todos os pacientes operados deverão retornar para avaliação pós-cirúrgica, em 24 horas. Dentro de 30 dias, uma equipe de oftalmologistas retornará ao município de Coribe, para assegurar o atendimento de intercorrências, caso elas existam, entre pacientes atendidos.

O programa Saúde sem Fronteiras - Oftalmologia é uma estratégia itinerante, criada pelo Governo do Estado, via Secretaria da Saúde do Estado, que ao reconhecer vazios assistenciais e baixa cobertura de atendimento em diversos setores da saúde pública, realiza a ação com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de oftalmologia.

L.S./M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteiras/Oftalmologia Catu

 

Youtube Flickr Facebook Twitter