Rastreamento do Câncer de Mama começa em Vera Cruz e Inhambupe

A partir de amanhã (26), a população feminina de 50 a 69 anos dos municípios de Vera Cruz e Inhambupe começa a ser atendida pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso aos serviços de saúde em toda a Bahia, o programa vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente casos de câncer de mama.

O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres. O atendimento em Vera Cruz será feito de 26 de agosto a 12 de setembro, e a unidade móvel estará na Rua São Bento, em frente ao Centro de Especialidades Odontológicas. Já em Inhambupe, a unidade ficará até o dia 6 de setembro, estacionada na Praça de Eventos, ao lado do Colégio Luiz Pedro.

Para o atendimento, que acontece das 7 às 18h, as mulheres devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

L.S./M.Tb.909-Ba.
/saúde sem fronteiras/Rastreamento Vera Cruz e Inhambupe

 

Youtube Flickr Facebook Twitter