Unidades móveis da Hemoba recebem doadores de sangue na capital e interior do estado

As unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estão à disposição para receber a população para doação de sangue na capital e no interior do estado. Hoje (27) e amanhã (28), a Base Naval de Aratu recebe o Hemóvel em sua sede, em São Tomé de Paripe. O atendimento acontece das 8h às 15h.

A outra unidade segue até o município de Rafael Jambeiro, onde estaciona hoje (27), na Praça Largo da Liberdade (em frente à Secretaria da Saúde), atendendo à população das 8h30 às 16h. Já nos dias 28 e 29 (quarta e quinta-feira) o ônibus chega a Santo Estevão, onde atende os candidatos a doação na Praça Humberto Alves Nogueira (em frente ao colégio Edite Freire) sempre das 8h às 16h.

Na quinta (29) e sexta-feira (30) a unidade móvel vai até a Avenida Paralela, em Salvador, onde atende aos estudantes, professores e comunidade acadêmica na FTC, das 78h às 17h. A campanha tem objetivo de garantir e manter os estoques de sangue nos hospitais públicos do estado.

O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário. O Hemóvel precisa interromper as suas atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa poderá variar de acordo com o fluxo de doadores.

Critérios de doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

 

Ascom Hemoba

/Hemoba/interior e capital

 

Youtube Flickr Facebook Twitter