Hemoba participa da Semana sobre a Doença Falciforme no Shopping Center Lapa

Entre os dias 18 e 22 de outubro, terça-feira a sábado, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) participa da Semana sobre a Doença Falciforme - Cuidar do outro, é cuidar de mim, realizando coleta de bolsas de sangue e cadastro de medula óssea, em posto de coleta itinerante, montado especialmente dentro do Shopping Center Lapa.

A semana, organizada pelo Shopping Center Lapa e pela Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL), tem o objetivo divulgar e disseminar o conhecimento sobre a doença falciforme para a população, a partir de diversas ações estratégicas educacionais e de comunicação. O evento propõe trazer o tema para as rodas de conversa, possibilitando o diálogo e a participação social.

Os interessados em doar sangue ou realizar o cadastro de medula óssea poderão comparecer ao 3° Piso do shopping, das 9h às 18h, portando documento oficial com foto. Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos - menores de idade deverão estar acompanhados pelo responsável legal - estar em boas condições de saúde e estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação.

Sobre a doença falciforme

A doença falciforme (DF) é uma doença hereditária, caracterizada pela presença da hemoglobina S (HbS). A presença da HbS leva a alterações fisiológicas na molécula de hemoglobina, assumindo a forma de foice.

A DF pode acometer vários órgãos e sistemas, entre eles, o sistema hematopoiético, osteoarticular, oftalmológico, cardiopulmonar, urogenital, gastrointestinal, abdominal e sistema nervoso central (SNC). As manifestações clínicas comprometem a qualidade de vida dos pacientes e podem trazer riscos a suas vidas.

O tratamento oferecido na Fundação Hemoba

O ambulatório da Hemoba é o principal serviço de referência do Estado da Bahia para atendimento de pacientes com doença falciforme, com 4673 pacientes cadastrados.

A equipe médica é formada por médicos hematologistas, clínicos, pediatras, gastroenterologista e médico radiologista. Além da equipe médica, prestamos assistência psicológica, atendimento odontológico especializado, tratamento fisioterápico, incluindo técnica de Pilates e hidroterapia, assistência social, tanto para orientação de direitos e benefícios, como para acomodação em Salvador, regulação, dentre outros.

O ambulatório da HEMOBA é o único serviço ambulatorial transfusional público em Salvador, realizando mensalmente mais de 350 transfusões, incluindo os pacientes com doença falciforme que realizam tratamento na HEMOBA ou em outros serviços.

Ascom da Hemoba
Hemoba/medula óssea


 

Youtube Flickr Facebook Twitter