Mutirão vai realizar 600 cirurgias em Itabuna e Ilhéus

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizou nesta semana os exames pré-operatórios do Mutirão de Cirurgias no Sul da Bahia. O atendimento foi realizado em unidades móveis, de segunda a quinta-feira em Itabuna e na sexta e no sábado em Ilhéus, para a marcação de cirurgias de histerectomia, hérnia umbilical, hérnia inguinal, hérnia epigástrica e vesícula. A previsão e de que sejam realizadas 600 cirurgias.

Neste sábado (29), o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esteve em Ilhéus para acompanhar as atividades. Segundo ele, "nosso objetivo e eliminar a fila de cirurgias de media complexidade que se acumularam ao longo dos anos, através de hospitais conveniados em todo o Estado".

Para a dona de casa Luzia de Jesus, moradora de Ilhéus, que vai retirar um mioma, "o atendimento é ágil e essa e uma oportunidade de sair com a cirurgia marcada". "Ha seis meses eu esperava pra fazer a cirurgia de vesícula e saio daqui com os exames feitos e a data marcada", diz o trabalhador rural Ailton Nascimento, morador de Maraú.   "E uma ótima iniciativa do Governo do Estado. Eu esperava há dez meses pra fazer a cirurgia de vesícula e graças ao mutirão tudo foi agilizado", destaca a dona de casa Jaciara Nascimento dos Santos, que mora em Ilhéus. "Consegui marcar a cirurgia de hérnia e agora vou poder trabalhar normalmente. Esse mutirão é muito importante para a população", afirma o comerciante Jilvan Soares de Almeida, de Itacaré.

Em Itabuna, o mutirão foi destinado aos moradores de Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Gongoji, Ibicarai, Ibirapitanga, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba e Ubatã.  Já em Ilhéus, foram feitas consultas para os moradores de Ilhéus, Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca.

As cirurgias serão feitas a partir do dia 31 de outubro, no Hospital Calixto Midlej Filho (Santa Casa de Misericórdia) e no Hospital e Maternidade Ester Gomes.

HOSPITAL DA COSTA DO CACAU

O secretario Fábio Vilas-Boas também visitou as obras do Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus. A estrutura física deverá estar pronta ate janeiro de 2017. "Com a instalação de equipamentos, pretendemos inaugurar o hospital no primeiro semestre de 2017", disse Vilas-Boas.

Youtube Flickr Facebook Twitter