Mutirão de Cirurgias começa terça-feira (7) na Região de Irecê

O mês de março vai começar com Mutirão de Cirurgias para a população da Região de Irecê. Para dar início ao atendimento, no período de 7 a 9, começam a ser feitas as consultas pré-operatórias. Nos dias 7 e 8, a unidade móvel estará estacionada na Praça Clériston Andrade, em Irecê, mais conhecida como a Praça do São João. Já no dia 9 as consultas são no município de Lapão, na Praça José Augusto Dourado (Praça do Centro de Treinamento). A capacidade diária de consultas será de 140 pacientes, começando a partir das 7h.

As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 13 no Hospital Municipal de Lapão, localizado na Praça Augusto Cézar Leão, no centro do município de Lapão. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de USG, precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Jassicon Queiroz, explica que o paciente deve ir até o local de atendimento munido de RG, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais. "Todos passam pelo cadastramento, pela consulta médica e fazem exames pré-operatórios e já saem com a cirurgia agendada", explicou. Ele ainda destaca que no momento da alta hospitalar, além das orientações, os pacientes saem com todos os medicamentos para garantir a segurança da cirurgia.

Para saber se está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Na região de Irecê, serão atendidos os pacientes dos seguintes municípios: America Dourada, Barro Alto, Canarana, Central, Gentio Do Ouro, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Uibaí, Irecê, Barra do Mendes, Cafarnaum, Ibipeba, Jussara, São Gabriel e Xique-Xique.

Ascom Sesab
/cirurgias eletivas/mutirão Irecê

 

Youtube Flickr Facebook Twitter