Começa em abril o Mutirão de Cirurgias na Região de Alagoinhas

Começa em abril, para a população da Região de Alagoinhas, o Mutirão de Cirurgias. São 18 municípios participantes e as consultas serão realizadas no período de 5 a 7 de abril, a partir das 7h, em unidade móvel que estará estacionada no município de Catu, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geonisio Barroso S/N, Bairro Boa Vista. Serão realizadas 160 consultas diariamente.

As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 8, no Hospital Municipal de Catu, localizado na Avenida Geonisio Barroso, S/N. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia.

É importante ressaltar que todos os pacientes devem levar para a consulta, os resultados dos exames laboratoriais e outros que tenham sido feitos. Para aqueles que vão passar pela cirurgia de histerectomia, devem levar também o resultado dos exames preventivos. Já aqueles que passarão por cirurgia de vesícula, devem ir em jejum para a consulta, pois realizarão exame de USG (ultrassonografia).

Como se inscrever para fazer a cirurgia

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiroz, explica que o paciente deve ir até o local de atendimento munido de RG, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais. "Todos passam pelo cadastramento, pela consulta médica e fazem exames pré-operatórios e já saem com a cirurgia agendada", explicou. Ele ainda destaca que no momento da alta hospitalar, além das orientações, os pacientes saem com todos os medicamentos para garantir a segurança da cirurgia.

Para saber se está cadastrado para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Participam do Mutirão de Cirurgias os seguintes municípios: Alagoinhas, Acajutiba, Aporá, Aramari, Araças, Cardeal da Silva, Catu, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Pedrão, Crisópolis, Jandaira, Ouriçangas, Rio Real e Sátiro Dias.

Ascom Sesab
/cirurgias eletivas/Alagoinhas 2