Começou hoje em Itacaré o Saúde sem Fronteiras rastreamento do Câncer de Mama

Começou hoje (14), no município de Itacaré, Região de Ilhéus, o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem por objetivo a realização de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, exame capaz de detectar precocemente o câncer de mama, doença que mais atinge o sexo feminino.

O atendimento, que é feito em unidades móveis totalmente equipadas para a realização do exame de mamografia, começa às 7h e prossegue até as 18h. Em Itacaré, serão 1.034 mulheres aptas a realizarem o exame. A unidade móvel estará estacionada de 14 a 21 de agosto, na Praça São Miguel, Centro, próximo à Igreja Católica.

Para serem atendidas, as mulheres devem levar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento começa às 7 da manhã, prosseguindo até 18h. O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

L.S./M.Tb. 909-Ba
/saúde sem fronteiras/rastreamento Itacaré

 

Youtube Flickr Facebook Twitter