Atendimentos Sesab na terça-feira de carnaval

Terça-feira (17), último dia de carnaval. Nesta data, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) apresenta o balanço dos atendimentos na rede própria. Nas unidades de atendimento foram registradas até 17h, 137 ocorrências. O Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, registrou o maior número de atendimentos, 72, seguido do Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) com 17. Logo depois vem a Unidade de Emergência do Curuzu com 16, Hospital do Subúrbio com 11, os hospitais Roberto Santos com oito e o Menandro de Farias com seis ocorrências, o Eládio Lasserre com três, Unidade de Emergência de Pirajá com duas, a Unidade de Emergência de Cajazeiras VIII e a UPA do Subúrbio com apenas uma ocorrência cada.

Este ano também não foi diferente de anos anteriores, quando agressão física marcou a maioria das ocorrências que chegaram às unidades da Rede Própria da Sesab. Foram registradas 58, sendo 39 atendidas no HGE; agressões por arma de fogo foram registradas 20; seguidas de 18 quedas; agressão por arma branca com 11 e intoxicação exógena 10; complicações por doenças pré-existentes oito; seis ferimentos acidentais; cinco registros por colisão e um por atropelo. Todas as ocorrências podem ser vistas em tempo real no Sistema de Ocorrências Médicas para o Carnaval 2015, disponível no site da Sesab: http://www.saude.ba.gov.br

Cresceram as doações de sangue este ano


Este ano, a população baiana compareceu em maior número à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para realizar doação de sangue. No ano passado (2014), foram coletadas 235 bolsas de sangue. Já este ano (2015) foram coletadas 285 bolsas. No total, 314 pessoas se cadastraram em 2014 para doar sangue e este ano, 404. Em 2015 o número de bolsas coletadas cresceu em 21,7%. Já o crescimento no número de candidatos ficou em 28,66%.

A Hemoba funcionou no carnaval nos seguintes dias e horários: sexta-feira, sábado, segunda e terça-feira das 7h30 às 18h30. Na quarta-feira de cinzas, o funcionamento será das 13 às 18h30.

Cevesp sem ocorrências epidemiológicas

Nenhuma ocorrência epidemiológica foi detectada nos seis dias de carnaval. A informação foi divulgada pelo coordenador do Centro de Vigilância nas Emergências de Saúde Pública (Cevesp), Ramon Saavedra. Foram feitos contatos com os nove Núcleos Regionais de Saúde e nada foi registrado. As equipes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e do Cevesp estiveram de plantão no Centro de Atenção à Saúde (CAS), na Avenida ACM.

Fique Sabendo


Desde 18 horas de sexta-feira (13), a Sesab colocou em funcionamento um posto da campanha Fique Sabendo, onde são desenvolvidas ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids. No local - Avenida Ademar de Barros, proximidade das esculturas das "gordinhas", são feitos testes rápidos, distribuídos preservativos e dadas orientações sobre prevenção e diagnóstico de DST/Aids. Também em Porto Seguro, a Sesab manteve a mesma ação com postos para detecção precoce da doença.

Da sexta-feira até ontem (16), foram realizados em Salvador e em Porto Seguro 1.047 testes, sendo que cinco deram positivo para HIV, 15 para sífilis e um para hepatite. Foram distribuídas em Salvador e Porto Seguro quatro milhões de preservativos. Os postos continuam em funcionamento hoje, a partir das 18h, encerrando suas atividades à meia-noite.

Ascom/Sesab
/carnaval/terça-feira



 

Youtube Flickr Facebook Twitter