Hemoba informatiza Laboratório de Diagnóstico Clínico

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em constante processo de aperfeiçoamento tecnológico implantou recentemente, no hemocentro coordenador (Ladeira do HGE em Salvador), um sistema de informatização no laboratório de diagnóstico clínico. Além de proporcionar uma melhora significativa no processo da coleta das amostras de sangue e nos resultados dos exames, o sistema vai permitir a interligação direta do ambulatório da fundação com o laboratório, de modo que a solicitação dos exames pelos médicos poderá ser feita diretamente no sistema, assim como o resultado estará (numa próxima etapa) disponível ao médico ao acessar o prontuário eletrônico do paciente.

"Antes o tempo médio de entrega do resultado de exames era de 48 horas. Hoje com esse sistema automatizado, liberamos o laudo com 24 horas após a coleta". Explica, Luis Carlos Araujo, bioquímico responsável pelo laboratório. O sistema chamado "Complab" de fabricação e tecnologia nacional, já esta sendo utilizado em outras unidades hospitalares na Bahia.

Com a nova sistematização de informações o paciente ganha tempo e agilidade na sala de coleta, não apenas no momento da triagem, mas, sobretudo, na entrega dos resultados. "Hoje contamos com uma tecnologia de ponta que oferece rapidez e precisão na liberação de testes para atender as demandas do hemocentro", afirmou o diretor geral da Fundação Hemoba, José Raimundo Mota.

Ascom Hemoba
Hemoba/informatização

 

Youtube Flickr Facebook Twitter