Conheça o 'passo a passo' para se tornar doador de sangue na Hemoba

O processo para ser um doador de sangue é tão simples, quanto seguro. Na Hemoba, todo o ciclo da doação, desde a chegada no hemocentro, até a doação é constituído pelo mais alto nível de segurança, obedecendo normas nacionais e internacionais. O alto rigor no cumprimento dessas normas, visa oferecer segurança e proteção a todo receptor e doador.

Passo a passo da doação

Ao chegar, o candidato a doação é recebido por um profissional da Hemoba e no momento do cadastro é preciso apresentar um documento oficial de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira Profissional original). Em seguida, o candidato é encaminhado para entrevista na sala da Triagem Clínica. Lá, responde a um questionário para assegurar todas as condições para se tornar apto a doação.

Nessa fase, é fundamental a participação do candidato, respondendo a entrevista com veracidade. As informações prestadas serão mantidas com o mais rigoroso sigilo. Depois serão examinados e aferidos sinais vitais, como; temperatura, pulso, pressão arterial determinando o nível de hemoglobina.

Aprovado, a pessoa é encaminhada à sala de coleta para realizar a doação de sangue total, ou de plaquetas, por meio da doação automatizada. Na sala de coleta, antes da doação, todo material (bolsa e tubos para exames) a ser utilizado é conferido e recebe a identificação do doador (etiqueta numérica). Durante a coleta, serão retiradas amostras de sangue para a realização da tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e os testes para as seguintes doenças transmissíveis por sangue: AIDS, HTLV, hepatite B, hepatite C, sífilis e doença de Chagas.

O processo se encerra com um lanche, oferecido após a doação, garantindo assim o bem-estar do doador. Após a coleta, todo sangue doado segue para uma série de exames laboratoriais antes de seu destino: salvar vidas. Se algum teste sorológico der reagente ou inconclusivo, o doador será convocado por meio de carta para realização de um novo exame.

Agenda Hemóvel

Na semana de 24 a 29 de março, o Hemóvel estará no seguintes locais:

Local: Praça de Serviços, piso G1, Salvador Shopping
Período: 24 a 27 de março
Horário: 08h às 17h  (No dia 27/03 o funcionamento será de 08h às 15h).

Hemóvel em Serrinha
Período: 28 de março
Horário: 08h às 16h
Local: Praça Luiz Nogueira
(Projeto Vida por Vidas).

Hemóvel em Feira de Santana
Período: 29 de março
Horário: 09h às 15h
Local: Espaço Marcus Morais, Av Getúlio Vargas
(Campanha para cadastro de Doadores de Medula Óssea).

Ascom Hemoba
Hemoba/passoapasso

 

Youtube Flickr Facebook Twitter