Moradores de Fazenda Coutos recebem atendimento odontológico

Moradores de Fazenda Coutos e região recebem atendimento odontológico gratuitamente até quinta-feira (2), através do Odontomóvel, em iniciativa promovida pela Base Comunitária de Segurança (BSC) instalada no bairro. Na manhã desta quarta-feira (1º), os pacientes e profissionais receberam a visita do governador Rui Costa, que além de parabenizar os policiais militares da base, atendeu demandas da liderança comunitária, conversou com a população e conferiu as instalações e o atendimento odontológico prestado, que é um entre os diversos projetos apoiados pelo Pacto Pela Vida, através da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

"Esse é somente um dos serviços que pretendemos levar à população de Salvador através do trabalho social das bases comunitárias. Aqui é uma ação em parceria com a Secretaria de Saúde, mas, o objetivo é que outras secretarias também promovam suas atividades em bairros de Salvador, por meio desses equipamentos, não só de segurança, mas também de cuidado com as comunidades, que são as bases", afirmou o governador.

Diariamente, desde o dia 23 de março, a unidade instalada em Fazenda Coutos consegue prestar assistência a cerca de 180 pessoas que procuram diversos serviços, como limpeza, extração, tratamento de cáries e realização de canais. A mobilização da população e o pré-agendamento aconteceu na sede da BCS, com um trabalho que visa a integração entre a Polícia Militar e a comunidade.

Odontomóvel

A carreta de serviços odontológicos funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 8h até por volta das 18h, ou do término da última consulta. A depender dos procedimentos realizados, são atendidos entre 140 e 180 pacientes todos os dias. Segundo a cirurgiã-dentista Karina Carmel, a iniciativa proporciona uma diversidade grande de serviços e para um público variado. "Atendemos aqui desde crianças muito jovens até idosos, e percebemos que muitas dessas pessoas têm, pela primeira vez na vida, um atendimento odontológico. Alguns chegam com um pouco de medo e receio do tratamento, mas os profissionais do projeto têm todo o cuidado e respeito com cada uma dessas pessoas", explicou a dentista.

Entre os pacientes, a costureira Joselita Cardoso aproveitou o serviço para fazer o tratamento e prevenção de toda a família. "Minha mãe, irmã, meu enteado e eu já passamos pelos dentistas daqui, é muito bom porque não podemos pagar um plano odontológico e atendimento assim, pertinho de casa, fica melhor ainda", explicou, satisfeita, a costureira.

BCS

O Odontomóvel é um dos muitos projetos sociais apoiados e viabilizados através da Base Comunitária de Segurança (BCS). De acordo com a comandante da BCS de Fazenda Coutos, a tenente Carla Sousa, a população acolheu o trabalho da Polícia Militar, que vai além de garantir a segurança pública e da prevenção à violência. "Aqui nós temos resultados reais, como a redução dos índices quantitativos de crimes contra a vida e patrimônio, mas a nossa avaliação qualitativa é ainda mais positiva, de mobilização, de proximidade com os cidadãos", explicou a capitã.

Entre outros projetos, na base de Fazenda Coutos são desenvolvidas aulas de karatê, boxe, música, projeto de inclusão social, programa de educação física para a terceira idade. Ações que contam com o apoio das lideranças e rádios comunitárias, além de associações de moradores. O objetivo é envolver a polícia no cotidiano da população e de cada comunidade para que a segurança se dê de diferentes formas, não apenas da força ostensiva nas ruas.

Secom
Geral/odontomóvel coutos

 

Youtube Flickr Facebook Twitter