Moradores do bairro do Uruguai recebem atendimento odontológico

A população da região do bairro Uruguai conta, até sábado (18), com o Odontomóvel, consultório itinerante que presta atendimento odontológico gratuito, oferecendo desde serviços básicos até procedimentos mais complexos, como extração e canal. O governador Rui Costa fez uma visita nesta terça-feira (14) ao equipamento levado pelo programa Pacto pela Vida, instalado ao lado da base comunitária de segurança e que já passou pelos bairros da Paz e Fazenda Coutos. Nas duas primeiras etapas foram atendidas mais de três mil pessoas e realizados mais de 58 mil procedimentos.

Rui disse que a ação do Governo do Estado tem o objetivo de melhorar a saúde das pessoas e se integra ao programa Pacto pela Vida, levando ações sociais e culturais aos bairros mais carentes. "Estamos percorrendo todas as bases comunitárias do estado. A primeira foi no Bairro da Paz, a segunda em Fazenda Coutos, agora, estamos aqui [Uruguai] e a próxima será em Vitória da Conquista. A adesão está tão boa e a avaliação tão positiva, que eu já pedi ao secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que fosse colocada outra carreta para podermos garantir que todas as bases sejam atendidas até o final do ano".

Fábio Vila-Boas explica que o projeto visa ampliar a oferta de serviço odontológico à população e acrescenta que "são realizados cerca de 10 procedimentos em cada paciente", pontua o secretário. O governador pediu a Vilas-Boas para fazer uma agenda conjunta com o comando da Polícia Militar para englobar outras ações de saúde.

A coordenadora do Odontomóvel, Karina Quadros, diz que o atendimento é feito para todas as idades, sendo necessários apenas o cartão do SUS e a identidade. "Isso é muito importante, principalmente para as crianças. O cuidado permanente, desde pequeno, vai ter reflexo mais tarde, quando vierem os dentes permanentes".

Primeira vez no dentista

A diarista Sandra Barreto mora na Baixa do Fiscal e levou ao dentista, pela primeira vez, quatro filhos, entre 5 e 15 anos. "Aproveitei a oportunidade, vi o povo lá na rua comentando e cheguei aqui cedo hoje. Encontrei tudo organizado, peguei a senha, entrei na fila e a primeira já foi atendida. Achei tudo ótimo".

Aos 26 anos, Eliane Oliveira está desempregada e diz que vai transformar seu sorriso, pois os problemas na sua dentição são aparentes. "Vou poder sorrir para todo mundo e procurar trabalho com os dentes bonitos". A dona de casa Helena Souza, 38, disse que a comunidade precisa muito do Odontomóvel. "Isso aqui é uma maravilha para nós, eu moro há 12 anos na Travessa Dom Avelar e se não tivesse o atendimento aqui eu ia precisar pagar uma consulta particular. Para minha filha também é importante, pois garante a saúde dela desde agora, que ainda é nova".

Clique aqui e veja mais fotos

Fonte: Secom

 

Youtube Flickr Facebook Twitter